Líder do Governo elogia curso técnico dos agentes de saúde

O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Luiz Eustáquio (PT), que também preside a Comissão de Saúde, parabenizou a Prefeitura do Recife pelo convênio firmado com a Universidade Federal de Pernambuco para realização de curso técnico de qualificação dos 1800 agentes de saúde da família. “Com isso, os agentes de saúde, os PSFs e as policlínicas municipais irão prestar um melhor atendimento à população. Com os cursos oferecidos as equipes ganharão em qualidade. E isso é muito bom para o povo”, afirmou durante o grande expediente da reunião plenária desta terça-feira, 13.

Luiz Eustáquio ressaltou, porém, que a valorização dos agentes de saúde é uma marca da gestão petista. Antes de 2000, quando João Paulo assumiu a Prefeitura do Recife, havia 24 equipes de saúde da família. Hoje, são 251. Da mesma forma, 90 mil pessoas eram atendidas e “hoje são mais de 1 milhão”, disse Eustáquio.  “Quem conhece  a história dos agentes de saúde sabe que eles começaram em cooperativas, cujos contratos foram renovados duas vezes. Posteriormente, através de emenda constitucional, foram contratados como servidores públicos. Essa categoria profissional tinha escolaridade falha, precisando de melhor formação. Com o curso técnico, os agentes ganham mais reconhecimento”, destacou.

O vereador Alfredo Mariano (PSDC) se incorporou ao discurso de Luiz Eustáquio.  “Esse curso é mais uma conquista para o trabalhador. Entendo que através do PT a realidade dessa categoria foi modificada”, disse.

Vicente André Gomes (PCdoB), por sua vez, acrescentou que a gestão do PT melhorou o atendimento nos postos de saúde e policlínicas em “mil por cento”. Também disse que ainda há muito a fazer no setor de saúde pública, mas que “o programa tende a continuar melhorando, caso permaneça esta mesma linha ideológica”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) lembrou, no entanto, que os serviços públicos municipais de saúde são precários. “A demanda é maior que a oferta. Os agentes não atendem a todas as solicitações, pois há deficiência no número de profissionais. Por isso, o prefeito João da Costa foi vaiado no último encontro com a categoria”, disse.  Ela lançou o desafio para Comissão de Saúde se juntar com a de Direitos Humanos para percorrer os PSFs e as Policlínicas para constatar o nível de atendimento médico.

Já a vereadora Doutora Vera Lopes (PPS) assegurou que “o atendimento básico de saúde no Recife está deficiente”. E enumerou as falhas do sistema público: segundo ela, faltam profissionais como reumatologistas, psiquiatras  e cardiologistas, há carência de medicamentos e a infraestrutura dos prédios onde funcionam os postos de saúde é precária. “Há um posto onde o teto caiu e a população está sendo atendida na Associação de Moradores”, disse.

Em 13.09.2011, às 19h19.