Líderes comunitários recebem homenagem na Câmara

Para homenagear aqueles que durante todo o ano se preocupam com o bem-estar da comunidade, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou reunião solene na Câmara do Recife (27). Para ele o líder comunitário é aquela pessoa que não se preocupa em agradar a todos, mas em alcançar objetivos propostos para a comunidade. Dezoito líderes de diversas RPAs foram homenageados com uma placa.

Almir Fernando costuma  afirmar que o líder comunitário tem a convicção de onde quer chegar, sem olhar para os empecilhos. “Segue sempre em frente, com perseverança e entusiasmo. É aquele que não desiste, mas renova suas forças a cada dia, acredita, luta e não perde o seu alvo, está sempre pronto para recomeçar”.

O vereador destacou que as lideranças comunitárias primam pela forma de organização que implementam na comunidade. Mais que isso, buscam criar um nível de consciência crítica junto à população, para que ela cobre seus direitos, de maneira planejada e de forma coletiva. Ele disse que apesar do enfraquecimento das lutas populares, os líderes continuam atuantes.

Lembrou que é morador do Alto José Bonifácio e também foi líder comunitário desde 1984. Hoje, como vereador pelo Recife continua exercendo suas atividades de líder comunitário, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Sei as dificuldades de ser um líder comunitário porque milito nesta causa faz tempo. E é por esse motivo que considero justo dedicar um dia para quem se dedica o ano todo às comunidades”.

José Pereira, líder comunitário de Dois Unidos, frisou que era uma honra estar na Câmara do Recife falando aos colegas e podendo dividir com todos a homenagem recebida. “Nosso trabalho é gratuito. Quando o agente público falha, nós estamos lá ajudando, porque antes de sermos líderes somos moradores dali”.

José Rufino de Silva, coordenador da Frente Ibura/Jordão disse que Almir Fernando continuava com o mesmo perfil e o mesmo sentimento de humildade. “Esta é a maior homenagem que já recebi. Nós fazemos a mediação entre a necessidade do povo e o poder público”. Já Bira da Imbiribeira ressaltou que a noite inteira não seria bastante para dizer as qualidades dos líderes. “Entrei nessa luta aos 13 anos porque acreditava que podia e acredito que posso fazer algo por nossa comunidade”. Bernadete, líder comunitária do Alto do pascoal, falou do carinho que tem pela comunidade. “Estou satisfeita e agradecida pela homenagem, por que nunca foi homenageada por nenhum político”.

A reunião foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PRTB), que ressaltou a preocupação do colega Almir Fernando com a cultura popular e as pessoas do povo. Lembrou as leis que Almir Fernando aprovou nesta Casa, como Dia do Caboclinho e da Tribo de Índio, Dia do Forrozeiro, entre outros.

 

Em 27.04.2018 às 17h54.