Livro lançado na Câmara relata trajetória de Prefeitos

Uma história secular que começa com José Mariano, eleito em 3 de outubro de 1891, primeiro prefeito do Recife, que não chegou a tomar posse, até os dias de hoje, com Geraldo Julio, é contada no livro Prefeitos do Recife – Breve História, do escritor Jorge José B. Santana. O lançamento da obra aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife na noite desta segunda-feira (10) e conta a trajetória de 42 prefeitos da cidade, assinalando 127 anos de história. Até hoje nenhuma mulher ocupou o Executivo Municipal.

O livro consumiu dois anos de trabalho do autor, que buscou a história política do Recife através de pesquisas e entrevistas com prefeitos da cidade e pessoas ligadas a eles. Prefeitos do Recife tem apresentação do cientista político Túlio Barreto, da Fundação Joaquim Nabuco. Foi organizado de forma cronológica e traz diversas entrevistas e perfis com ex-prefeitos, entre eles Gustavo Krause, Roberto Magalhães, Jarbas Vasconcelos, João Paulo, João da Costa e Geraldo Júlio, atual prefeito do Recife.

Jorge José Santana , autor do livro, disse que a história da pesquisa do livro começa lá em 2003 quando  ele pesquisou a história de nossos jornais, dos governadores e agora dos prefeitos. “São histórias de vida. Cada um deu sua contribuição à cidade. Lamentavelmente não há nenhuma mulher prefeita. Aqui na Câmara há seis mulheres vereadoras, mas nenhuma passou pelo Executivo ainda”.

Margarida Cantarelli, presidente da Academia Pernambucana de Letras, disse que é um trabalho importante porque conta nossa história, considerando que a nossa memória é curta e as pessoas esquecem. “Trata-se de um resgate de nossa própria história”.

Eduardo Marques, presidente da Câmara do Recife, disse que o livro é muito importante para a Casa, que fica feliz em receber a história de nossa cidade. “Vai servir de inspiração para as novas gerações. Incentiva e dignifica a cidade e nosso povo”.

 


Em 10.09.2018 às 18h57.