Vereadores debatem lixo no Recife

O problema do lixo no Recife voltou à pauta de discussão, na sessão plenária desta quarta-feira (14). O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu matéria publicada em jornal local que aponta os requerimentos para limpeza urbana em vários bairros da cidade como os mais solicitados pelos vereadores ao Executivo. O vereador ressaltou que a prefeitura tem trabalhado na coleta, mas que a população também não colabora. “Muitas vezes, a própria comunidade coloca lixo na rua, mesmo depois da coleta do caminhão. Temos falhas, mas temos grandes acertos. Confio no trabalho do prefeito e da gestão. Enfrentamos algumas dificuldades, mas conseguimos fazer o melhor”. Com relação à instalação de uma CPI do lixo, proposta pela vereadora Aline Mariano (PSDB), o parlamentar disse estar tranquilo. “Com muita tranquilidade vou estar aqui para votar, no dia em que a vereadora apresentar o requerimento”.

Aline Mariano voltou a criticar o Executivo. “Os requerimentos em relação ao lixo deveriam ser eventuais e não rotineiros como tem sido. Mas o número é alto porque o Recife está imundo e é uma das cidades mais sujas do País. O prefeito não cumpriu o dever de casa e deveria ter agilidade”. A vereadora também falou sobre os pedidos de informação solicitados à Prefeitura. “Não me lembro de uma crise tão grave. Fizemos vários pedidos de informação sobre a parceria feita com o Consorcio Metropolitano e sobre o Recife Energia e nem sempre tivemos uma resposta positiva.”

Para Daniel Coelho (PV), os requerimentos refletem as dificuldades com a coleta de lixo do Recife. “Se o vereador está pedindo é porque ele sente que as coisas poderiam ser feitas de uma forma melhor, o que não está acontecendo. Tivemos a maior paciência do mundo com o prefeito, mas ele continua fazendo contratos temporários. A gente quer um contrato permanente, uma empresa que possa investir, contratar pessoas, comprar equipamentos. Por que a Prefeitura não quer atender as recomendações do Tribunal de Contas do Estado e fazer a licitação do lixo na cidade?”.

Em resposta a Daniel, Carlos Gueiros (PTB) disse desconhecer o fato de o Executivo descumprir recomendação do TCE. “Até onde eu sei, não está havendo descumprimento. Parece que o Tribunal está querendo impor à Prefeitura a forma como fazer. O Executivo dividiu em dois lotes, um de 80% e outro de 20%. Essa forma é usada na cidade há mais de 10 anos e agora está errada, segundo a visão do Tribunal”.

O vereador Jairo Britto (PHS) também defendeu a Prefeitura. “Contra fatos não há argumentos e a população está muito consciente disso. A cidade está limpa e a manutenção está sendo feita constantemente. São 16 canais que estão sendo limpos hoje no Recife e isso mostra a competência da gestão”.

Em 14.04.2010,às 18h55.