Luciano Siqueira pede valorização dos médicos residentes

Em todo o País, nesta quarta-feira (14), os médicos residentes fazem uma paralização de 24 horas das atividades com o objetivo de sensibilizar a população para a pauta de reivindicações da categoria. E na Câmara Municipal do Recife, eles receberam o apoio, durante a sessão plenária, do vereador Luciano Siqueira (PC do B). “Reconheço a mesma pauta de reivindicações de quando fui médico residente, há 20 anos. O que eles desejam é ser reconhecidos como trabalhadores e assim garantir alguns direitos. A nossa solidariedade e apoio ao justo movimento pela valorização dos médicos residentes em nosso País”.

Na pauta de reivindicações, os estudantes pedem reajuste imediato das bolsas, fixação de uma data-base para reajuste anual, aprovação da 13ª bolsa, licença maternidade de 6 meses e melhores condições de trabalho. Os três últimos já são objetos de projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional.

Luciano Siqueira também destacou a importância da categoria. “Visitem os serviços médicos ou unidades de saúde onde estão alocados. Eles assumem toda a responsabilidade profissional dos médicos, porém para efeito do valor das suas bolsas, o Ministério da Educação e Cultura e demais instituições que patrocinam a residência médica insistem em considerar o residente como uma espécie de estudante”.

Em 14.04.2010, às 17h25.