Luiz Eustáquio comemora Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente em 1º de maio em diversos lugares do mundo. Na maioria dos países, a data é considerada um feriado nacional. O vereador Luiz Eustáquio (PT) celebrou a data na tarde desta quarta-feira, 29. “Venho homenagear todos os trabalhadores e trabalhadores do país por esse dia tão especial”.

O vereador lembrou que a data começou a ser comemorada quando em 1886, trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação nas ruas da cidade querendo reivindicar a redução da carga horária de trabalho, de 13h para 8h diárias. Neste mesmo dia, os trabalhadores americanos fizeram uma greve geral no país. Estes protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Nos dias 3 e 4 de maio, manifestantes e policiais entraram em conflitos, o que resultou na morte de alguns envolvidos e em dezenas de feridos.

Luiz Eustáquio disse ainda que em 1891, no Segundo Congresso da Segunda Internacional, realizado em Bruxelas, foi aprovada a revolução histórica que estabeleceu o 1° de maio como um dia de festas dos trabalhadores de todos os países. No Brasil, as comemorações também estiveram relacionadas à luta por melhores salários e pela redução da jornada. A primeira manifestação ocorreu em Santos, em 1895 e em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, que pretendia suprir as necessidades básicas de uma família.  “Quando as pessoas vão às ruas lutarem pelos seus direitos elas não são anarquistas. Parabenizo todos os trabalhadores pelo seu dia”.

 

Em 29.04.2015, às 16h31