Luiz Eustáquio comenta encarceramento de mulheres

O vereador Luiz Eustáquio (Rede) usou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (9) para tecer considerações a respeito do encarceramento feminino em Pernambuco e no Brasil. O parlamentar se mostrou preocupado com o número crescente de prisões de mulheres.

“Uma pesquisa que trata da questão prisional diz que muitas mulheres têm sido encarceradas no nosso Estado e no nosso país nos últimos anos. Pernambuco, segundo o Ministério da Justiça, teve um crescimento de 101 por cento no número de encarceradas. Esse dado coloca o Estado na quarta posição dos que mais encarceram mulheres no Brasil. Nós somos o quinto país que mais encarcera mulheres e isso é muito grave”, constatou.

Luiz Eustáquio citou ainda vários dados que considerou preocupantes a respeito da situação das mulheres mantidas no sistema carcerário. “Os espaços que nós tínhamos estão hoje superlotados. Dessas mulheres, 52 por cento estão presas sem condenação. Na maioria dos casos, a sentença delas são em média de dois anos. Muitas vezes as mulheres são presas por questões relativas às drogas”, expôs o vereador.

Em seu discurso, Luiz Eustáquio ainda falou sobre uma reunião feita pela Frente Parlamentar de Combate ao Crack da Câmara do Recife com a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas do município na última sexta-feira (6). “Na reunião foi apresentado para nós, pela secretaria, o plano com o que foi estabelecido para o enfrentamento às drogas na cidade do Recife. Nós discutimos e entendemos que ele tem uma boa visão e agrega valores importantes. Vamos fiscalizar”, afirmou. Segundo o parlamentar, será realizada pela Frente uma visita à ponte do Limoeiro às 10h da próxima quarta-feira (11) para verificar os trabalhos feitos na localidade.

Em 09.11.2015, às 17h13