Luiz Eustáquio elogia criação de Centro Regional de Referência sobre Drogas

A implantação do Centro Regional de Referência sobre Drogas, como projeto da Universidade Federal de Pernambuco, foi elogiada pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife. Ele exibiu em plenário a matéria publicada nesta segunda-feira, 27, pelo jornal Folha de Pernambuco e disse que “é importante o fortalecimento da luta em combate à disseminação do uso de drogas na sociedade”. O vereador lembrou que os poderes públicos sempre “se mostraram frágeis nesse trabalho e por isso um centro de referência regional vem fortalecer esse trabalho”.

A criação do Centro Regional de Referência sobre Drogas faz parte do plano federal de enfrentamento aos problemas causados pelo crack, álcool e outras drogas. Ele vai oferecer cursos de capacitação para profissionais que trabalham nessa área, mas não será aberto para o público. Apenas as pessoas que já trabalham no poder público poderão ser convidadas para capacitação. O vereador Luiz Eustáquio lamentou que haja essa limitação. “Os cursos deveriam ser abertos às pessoas que já trabalham nas organizações governamentais que cuidam dos problemas ligados às drogas”, disse.

Luiz Eustáquio solicitou ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), o envio de um ofício à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco solicitando a abertura de espaço para as organizações não governamentais. “É importante que os técnicos das ONGs também possam participar dos cursos oferecidos pelo centro. Se não fossem essas comunidade terapêuticas, o caos já estaria instalado no combate às drogas”, disse. O Centro Regional de Referência sobre Drogas foi aprovado este mês pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Ministério da Justiça e vai funcionar na área do Centro de Ciências Sociais Aplicados, no campus da UFPE. Ele terá capacidade para atender cerca de 300 pessoas por ano, oferecendo seis cursos. Estarão envolvidos 15 professores.

 

Em 27.08.2012, às 11h06.