Luiz Eustáquio lamenta morte de cinegrafista

Durante a Reunião Plenária desta terça, 11, o vereador Luiz Eustáquio (PT) lamentou a morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes. Santiago foi atingido por um rojão no último dia 6 enquanto trabalhava na cobertura de um protesto no centro do Rio de Janeiro. O corpo será velado e cremado na próxima quinta-feira (13). “

“É algo muito sério, muito grave. E não apenas para uma morte, mas todas as mortes que ocorreram desde o começo dos protestos. Sou favorável à liberdade de expressão, direito de protestar. Inclusive eu e inúmeros vereadores que estão aqui na Câmara, estivemos nas ruas, protestando, caminhando, mas de forma pacífica. Sempre foi. Mas, atualmente, as coisas estão invertidas. Alguns montam milícias para agredir, tocar fogo em ônibus. Entendo que reivindicar é um direito, mas é direito também do cidadão ir e vir, e de trabalhar. O que aconteceu com Santiago chamou atenção da sociedade como um todo, porque era da imprensa, mas ele era um profissional. E ele foi não foi cobrir uma guerra, mas uma manifestação pacífica, como muitos estavam ali”, disse.

Luiz Eustáquio frisou que seria necessário um debate sobre as manifestações e enviou sentimentos de pesar para a família do cinegrafista.  “Precisamos questionar até que ponto esses protestos estão sendo estimulados. É importante fazer manifestação, mas as pessoas que ali estão não têm o direito de matar, roubar. Coloco, aqui na Tribuna desta Casa, meus sentimentos para a família de Santiago Andrade. A esposa dele, em entrevista, pediu a paz para a nossa sociedade. A filha de Santiago fez uma carta maravilhosa, de amor, àquele homem que ela respeitava”, disse.

Em 11.02.2014 às 16h28.