Luiz Eustaquio quer divulgação dos malefícios causados pelo álcool

O Projeto de Lei de autoria do vereador Luiz Eustaquio (PT) que dispõe sobre a fixação de informações sobre os malefícios causados a saúde devido o consumo de álcool, em todos os informes publicitários de bebidas alcoólicas durante os eventos realizados em espaços públicos concedidos através de convênios ou patrocínios entre o poder executivo Municipal e empresas de bebidas alcoólicas pode entrar em vigor no Recife. “O consumo de álcool, apresenta elevado risco a saúde da população mundial e de acordo com pesquisas recentes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, cerca de 80 mil mortes por ano nas Américas poderiam ser evitadas se não houvesse consumo de álcool”.

O vereador ressaltou estudos realizados nos padrões de mortes entre 2007 e 2009 em dezesseis países, sendo examinados dados envolvendo somente casos com o álcool. Foram mencionados doenças do fígado, distúrbios mentais e de conduta por causa do alto consumo da droga. “O álcool está relacionado com uma ampla gama de doenças e condições como, cardíacas e cerebrais vasculares, ferimentos com armas de fogo, suicídios e até alguns tipos de câncer. O risco também varia por idade. No Brasil, Equador e Venezuela, por exemplo, as taxas começam a aumentar na faixa dos 40 a 49 anos, seguem estáveis e depois caem entre os indivíduos com mais de 70”.

Ainda de Acordo com Luiz Eustaquio os estudos também revelam que mortes relacionadas ao álcool podem ser evitadas com políticas e intervenções que reduzam o consumo, incluindo restrições sobre disponibilidade, aumento de preços por meio de impostos e regulação da propaganda. “Hoje poucas políticas públicas são destinadas para conter problema. “Portanto diante da necessidade de ser aplicadas medidas de prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas em nosso município e por se tratar de um tema ao qual é de interesse social mostro a importância da aprovação desse projeto de lei”.

 

Em 16.01.2015, às 13h00