Luiz Eustáquio repercute Dia da Consciência Negra

Destacar a importância do Dia da Consciência Negra, comemorado em todo o Brasil no último domingo (20). Foi com esse objetivo que o vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (21), durante a reunião plenária. Em seu discurso, o parlamentar lembrou os ideais do patrono do legislativo municipal, o abolicionista José Mariano Carneiro da Cunha.

“O patrono desta Casa foi um homem que lutou muito. Lutou contra a escravidão e pelo direito do negro, por um mundo mais justo. É um orgulho estar numa Casa cujo patrono teve como bandeira de luta a defesa do homem negro, da mulher negra”, disse.

Luiz Eustáquio fez ainda uma crítica a um tipo de racismo que considera predominante no Brasil. “Muitas pessoas dizem que não tem racismo no Brasil, mas infelizmente este é um país que tem um racismo velado, que muitas vezes chega a ser pior que o que é feito de forma explícita e definida. Aqui, a sociedade tenta dizer que não existe diferença. Mas é algo que existe quando uma pessoa tenta conseguir um emprego ou quando é tratada de forma diferente em certos ambientes”, argumentou o parlamentar.

De acordo com o vereador, a comemoração da data tem como objetivo não só conscientizar a população em geral, mas também mobilizar os afro-brasileiros. “O Dia da Consciência Negra serve também para chamar a atenção dos negros e negras do nosso país para que possamos cada vez mais nos assumir com orgulho e lutar pelos nossos direitos”, afirmou.

Em 21.11.2016, às 15h48

registrado em: luiz eustaquio