Maestro Jurandir Florentino é Cidadão do Recife

No dia em que completou 81 anos de idade, o maestro Jurandir Florentino de Souza recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão do Recife. A homenagem, proposta pelo vereador Almir Fernando (PC do B), foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, com a participação de músicos, maestros e bandas militares. O vereador Eduardo Marques (PTB) presidiu a solenidade. A mesa foi composta também pelo Tenente Oliveira, representante da Escola de Aprendizes Marinheiros, e do cantor Claudionor Germano.

Jurandir Florentino de Souza nasceu no município de São Pedro, situado no agreste do Rio Grande do Norte, iniciando a formação musical com a Banda dos Escoteiros de Alecrim e também em Natal. Com o ingresso no Corpo de Fuzileiros Navais, foi aprovado no concurso para músico e prosseguiu seus estudos na Escola Nacional de Música. A partir daí compôs dobrados, frevos, marchas de procissão, arranjos e regeu várias bandas militares e também da Universidade Católica de Pernambuco e da igreja Assembleia de Deus. 

Em seu discurso, Almir Fernando ressaltou o reconhecimento dos maestros Spock, Ademir Araújo, Xavier e Agrício Braz dos Santos ao trabalho de Jurandir Florentino. “Foi com muita satisfação e orgulho que apresentei o nome do maestro para receber este título, o que foi aprovado por todos os vereadores desta Casa. Sinto-me honrado pela autoria do requerimento para realização da homenagem”, disse o vereador. 

O maestro agradeceu a homenagem lembrando que, quando chegou ao Recife, em 1959, teve uma acolhida generosa. “Fiz muitas amizades ligadas à música e às artes em geral”, disse ele. Jurandir Florentino, depois reformado da Marinha, é Patrono da Banda Filarmônica de São Pedro, que recebeu o nome de Banda Maestro Jurandir Florentino de Souza. “Serei sempre grato aos meus conterrâneos e a todos desta Casa José Mariano, especialmente ao vereador Almir Fernando, por tantas honrarias”.

A sessão solene teve a presença do vereador Antônio Luiz Neto (PTB), do Procurador Regional da República, Humberto Araújo,e dos maestros Forró, Bartolomeu Gomes, Ademir Araújo, José Tenório, Jorgelino Rodrigues, Edvaldo Muniz, Zito e Renan Pimenta de Holanda Filho. As bandas militares do Exército e Polícia Militar de Pernambuco, Orquestra Filarmônica do Rio Grande do Norte e o grupo “Amigos do Recife” tocaram várias músicas durante a homenagem, entre elas o Hino da Cidade do Recife e “Recife, cidade lendária”, do compositor Capiba.        

Em 15.09.2011, às 13h10