Maguari acha que segurança precisa mais do que leis

Para o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), a questão da segurança pública no país não se resolve apenas com boas leis. Elas são necessárias, mas é preciso cuidar do entorno, que cerca as populações. “Sem saúde, educação, infraestrutura e uma vida digna não é possível cuidar da segurança das cidades”.

O vereador, que é ex-policial e conhece bem a área, comentou na tarde desta quarta-feira (6), na Câmara do Recife, o discurso e a entrevista coletiva proferidos pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, onde destacou diversos pontos para melhorar a segurança no país. Para ele, as medidas anunciadas causaram enorme alvoroço nos presídios  por se sentirem ameaçados.

Amaro Cipriano Maguari entende que primeiro ou paralelamente é preciso resolver a questão do desemprego, que machuca pais de família. Melhorar as condições da educação e da saúde, dotar as cidades de infraestrutura adequada com saneamento, moradias decentes. “Até pode começar com leis mais rigorosas e eficientes de punição, mas não é só isso”.

O parlamentar lembrou que o ex-vereador e ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann, falava da deficiência carcerária do país e que todo detento que chega nos presídios escolhem logo uma facção para fazer parte, até porque lá não existe política pública de recuperação, com cursos profissionalizantes e outras medidas socioeducativas. “Lamento que o secretário de Defesa Social do Estado não responda ofícios enviados a ele por mim e pelo colega vereador Almir Fernando (PCdoB). Queremos colaborar”.

 

Em 06.02.2019 às 16h35.