Maguari defende punição de gestores omissos

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) defendeu na tribuna um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional de autoria do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Segundo o parlamentar, as cidades cujos gestores não fiscalizarem a ocupação irregular de áreas de risco e ribeirinhas, não receberiam auxílio da União em casos de alagamento.

O vereador lembrou que no Recife, isso é comum, e que “está quase impossível de resolver o problema” – acumulado ao longo de várias gestões. “Vários canais não têm mais condição de passar por manutenção. As máquinas não têm como entrar porque as áreas estão todas invadidas. Há locais com casas em cima dos canais. Isso é falta de fiscalização. Prejudica o saneamento básico e a limpeza do canal”.

Na opinião de Maguari, há várias razões para um gestor permitir esse tipo de ocupação. “Uns são omissos por falta de coragem de proibir a ocupação da área e informar que no futuro todos serão prejudicados. Outros, por questões políticas, para não perder os votos na próxima eleição”, avalia. “Quando o inverno chega, estes mesmos gestores procuram retirar dinheiro da União para socorrer estas pessoas que foram prejudicadas. Com o novo projeto, eles serão responsabilizados por seus atos e a União não irá mais destinar dinheiro para estes casos”.

Em 06.11.12, às 15h40.