Maguari denuncia desorganização no pleito para escolha de conselheiros tutelares

As eleições para renovação dos conselheiros tutelares do Recife, domingo, foram bastante desorganizadas, registrando atrasos expressivos na zona eleitoral que corresponde à Região Político Administrativa (RPA) 6. A denúncia foi feita na reunião ordinária desta segunda-feira (7), pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). “O dia da votação foi de muito transtorno e constrangimento. Houve uma escola onde ocorreriam as votações que só foi aberta com cinco horas de atraso. E não foi a única. Além dos atrasos, muitas pessoas que estavam escaladas, não compareceram”, disse.

A RPA6 corresponde aos bairros de Boa Viagem; Brasília Teimosa; Imbiribeira; Ipsep; Pina; Ibura e Jordão. “Na Escola do Jordão Alto as pessoas só começaram a entrar às 14h, quando o estabelecimento devia ter iniciado o processo eleitoral às 9h. Isso é um desrespeito ao cidadão. Somente os eleitores que tinham muita altivez, que estavam muito determinados a votar, suportaram o atraso.  Aquilo foi constrangedor”, denunciou. Segundo Amaro Cipriano Maguari, a Escola Futuro Feliz, em Três Carneiros, foi outra que atrasou. “A votação iniciada ao meio-dia. Isso é inadmissível”.

Na relação dos locais onde houve atraso, o vereador citou, ainda a Escola Municipal Cristiano Cordeiro, também no Jordão, onde a votação começou às 11h40. “Considero que houve muita falta de respeito. Mas, isso não foi tudo. A Escola Lagoa Encantada, que começou às 11h20, estava com previsão de 15 pessoas para trabalhar na recepção dos eleitores. Só chegou uma. Na Escola João Cordeiro de Souza, que também devia ter 15 pessoas, chegaram seis. Vou enviar um ofício à presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (Comdica), Ana Farias, solicitando que ela explique para onde foram os faltosos”, afirmou Maguari.

 

Em 07.10.2019, às 16h10.

registrado em: amaro cipriano