Maguari lamenta construções irregulares às margens dos canais

Preocupado com a situação dos canais que cortam o Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) chamou a atenção para a ocupação desordenada às margens desses locais. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (3), ele afirmou que casas e outras construções irregulares dificultam a limpeza e desobstrução dos canais.

Segundo o parlamentar esta situação foi apontada pela Emlurb. “Conversei com técnicos da Emlurb e me disseram que, muitas vezes,  as máquinas são impedidas de chegar aos canais. É muito difícil a limpeza, pois depende de uma via livre”.  Ele destacou que o Recife possui 66 canais que têm uma importância fundamental para a cidade e apresentam problemas como lixo, entulho e assoreamento.

Mesmo reconhecendo as dificuldades encontradas pelas camadas mais pobres da população que, sem recursos, ocupam estas áreas, o parlamentar fez um apelo à Prefeitura, para “que veja com mais atenção essa questão de construir residências sem orientação técnica”.

Amaro Cipriano Maguari lamentou a ausência de uma política habitacional mais ampla, que alcance todos os mais necessitados. “Nas periferias da cidade a habitação não é atendida. Sem ter onde morar, a pessoa constrói onde encontra espaço. Constrói casa ou barraco às margens de canais. Quando chega a chuva, o prejuízo é total: mortes, doenças como leptospirose, entre outros problemas”.

Em 03.09.2019, às 17h16