Maguari pede instalação de banheiros públicos em estações do metrô

O Sistema de metrôs do Recife atende em média 200 mil pessoas por dia. Ele atua diretamente nos municípios do Recife, Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e indiretamente - através dos ônibus - está interligado aos demais municípios da Região Metropolitana. Mas os usuários se queixam da falta de um equipamento considerado básico: banheiros públicos. Um projeto de lei em tramitação na Câmara, de nº 120/09, solicita a instalação de banheiros em todas as estações de metrô do Recife. A proposta é do vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT)

A estrutura do metrô atende parcialmente às necessidades dos usuários. Deficientes visuais podem contar com o serviço de alto-falantes, orientando sobre trens e embarques. No quesito acessibilidade, as estações possuem rampas de acesso a cadeirantes e algumas dispõem de escadas rolantes e elevadores, como é o caso das estações Recife, Joana Bezerra e Camaragibe. Contudo, estes equipamentos também se incluem no rol das queixas dos passageiros, porque costumam ficar meses fora de funcionamento. De acordo com a ouvidoria da CBTU, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos no Recife, as estações locais não dispoem de banheiros públicos. Caso necessário, idosos e gestantes podem solicitar o uso dos banheiros reservados aos funcionários.

“Após receber várias reclamações, e constatar a importância deste tipo de equipamento, que traz mais conforto a quem passa diariamente pelas estações, decidi elaborar este projeto”, justifica o autor, que solicita ainda que os banheiros obedeçam às normas de acessibilidade, contando com adaptação para portadores de deficiência.

O projeto recebeu parecer de aprovação da Comissão de Direitos Humanos da Casa e aguarda pareceres das Comissões de Finanças e Orçamento, Legislação e Justiça  para ser incluído na pauta do plenário em 2010.

Em 14 de janeiro de 2010, às 12h30.