Maguari reapresentará projeto de banheiros públicos no metrô
Quando o projeto de lei do vereador Maguary for apresentado, será o terceiro de sua autoria com o mesmo objetivo de instalar os banheiros públicos nas estações. O primeiro, no ano passado, foi vetado na Comissão de Finanças e Orçamento, que deu parecer negativo alegando que a construção iria onerar as despesas da Prefeitura do Recife. Não convencido, o vereador reapresentou o projeto no início deste ano, o qual tramitou normalmente e chegou a ser votado e aprovado no plenário. Mas, no mês passado, ao ser enviado ao Poder Executivo, não foi sancionado pelo prefeito João da Costa. A explicação foi de que as estações do metrô são propriedade federal e não podem ser regidas por legislação municipal.
Mais uma vez o vereador não está convencido. “As estações estão localizadas em território municipal, apesar de elas serem propriedade do Governo Federal. Para funcionarem, são obrigadas a receber alvará de funcionamento da Diretoria de Controle Urbano e Ambiental (Dircon), que é um órgão municipal. Então, por que a Dircon não pode exigir a construção dos banheiros?”, questionou Maguary. O projeto de lei do vereador limita-se às estações do Recife, não legislando sobre as que estão localizadas em Camaragibe e Jaboatão.
A falta dos banheiros públicos, diz o vereador, é causa de constantes constragimentos. “Nas estações só há banheiros para os funcionários. Os usuários não podem usar. São milhares de pessoas que transitam nessas estações e evidentemente muitas delas precisam fazer uso desse equipamento”, afirmou. Ele disse que visitou as estações, conversou com os usuários e que isso serviu de base para a elaboração dos projetos anteriores. O próximo texto será apoiado em audiências públicas, que são as reuniões em que o povo participa na Câmara Municipal para reforçar a importância da matéria. Também fará pronunciamentos, para chamar a atenção para o problema e sensibilizar os poderes.
Em 12.07.2011, às 11h50.