Mercado de Afogados aberto até 22 horas
Estéfano Menudo agradeceu ontem na Câmara do Recife ao presidente da Csurb, Marcelo Corte Real pela providência e agradeceram a intervenção na realização de melhorias. Segundo o vereador, o Mercado deverá sofrer uma intervenção para ser transformado em espaço para comércio e turismo. “Depois de reordenar os comerciantes do entorno e adquirir um terreno para os feirantes, a Prefeitura através de convênio com o Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 4,4 milhões, para reformar e ampliar o pátio da feira de Afogados. A obra deve ser iniciada em janeiro e concluída em 12 meses”.
Na ampliação está prevista a construção de um primeiro andar onde vai funcionar uma praça de alimentação e no térreo ficam exclusivamente os feirantes. O pátio terá 6 mil metros quadrados e o anexo abrigará apenas a parte de frigoríficos. Os 378 comerciantes serão transferidos para um terreno próximo até a conclusão das obras. Os comerciantes também serão capacitados pelo Sebrae. Vereador lembrou que outros mercados públicos, como Água Fria, Casa Amarela, e Nova Descoberta já passaram pelo reordenamento dos comerciantes do entorno para receber obras de requalificação.
Aline Mariano (PSDB) ressaltou que a requalificação de mercados públicos já vinha sendo discutida na Câmara do Recife. Ela disse que fez audiência pública na legislatura passada e nessa. Disse ainda que estiveram na Casa representantes da Prefeitura, comerciantes, Ministério Público de Pernambuco. “Fiz uma fiscalização in locu e mostrei vídeos para todos sobre o estado em que se encontravam esses mercados. Na época, Aline conta que o presidente da Csurb sugeriu que se criassem comissões de comerciantes e vereadores para acompanhar os trabalhos. Vou enviar nomes dos vereadores para o MPPE. Antes que seja executado qualquer serviço, deveríamos tomar conhecimento”.
Em 04.11.2013, às 18h43