Marco Aurélio critica Celpe por acidentes

Recentes casos de mortes e acidentes com fios desencapados levaram o vereador Marco Aurélio (PTC) a realizar audiência pública e criar uma comissão de parlamentares para ampliar o debate. Para ele, a Celpe despreza a população recifense por não tomar medidas efetivas para evitar acidentes e mortes como já aconteceram. “Não há investimentos da empresa para responder aos acidentes. Vou solicitar ao Procurador da Câmara para encaminhar pedido de ação de responsabilidade contra a Celpe. Também vou encaminhar o relatório que produzi após a audiência para o Ministério Público, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado”.

Jayme Asfora (PMDB) disse que quer contribuir para pedir justiça e quem sabe formalizar pedido de suspensão do contrato de concessão. Henrique Leite (PT) disse que a fiação aérea enfeia a cidade, mas a Celpe acha que só tem responsabilidade com o poste e não com os fios. “A comissão de vereadores vai trabalhar para regulamentar os espaços de intervenções na cidade. Não se pode deixar que uma empresa recorde em problemas continue fazendo desmandos na cidade, deixando-a cada vez mais feia”. Henrique sugeriu a criação de um Comitê Gestor desses espaços aéreos e subterrâneos.

Aline Mariano (PSDB) acha que a Casa tem que procurar as outras casas legislativas para juntas tomarem uma  atitude. “Precisamos levantar essa bandeira para que não volte a acontecer mortes”. Priscila Krause (DEM) considerou que não há ações que superem a dor da perda de familiares, mas é preciso fazer algo. “Toda essa discussão certamente levará a mudanças profundas no espaço aéreo, mas temos de chamar a Celpe à responsabilidade”. André Régis (PSDB) considerou a discussão de grande relevância e sugeriu que a Prefeitura fizesse concomitantemente a recuperação das calçadas e da fiação, barateando o custo.

Em 05.11.13, às 19h32.