Marco Aurélio destaca importância de Lula e Fernando Bezerra Coelho para transposição do São Francisco

No último final de semana, o ato de inauguração de um trecho da obra de transposição do rio São Francisco ganhou repercussão pela presença dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff – e por uma disputa pela ‘autoria’ da obra contra o governo atual, do presidente Michel Temer. Na tribuna da Câmara do Recife, o vereador e primeiro-secretário da Casa Marco Aurélio (PRTB) frisou nesta segunda-feira (20) a importância de Lula, mas fez questão de destacar a atuação do ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

Primeiramente, Marco Aurélio contextualizou o debate em torno do assunto. “Vivemos no fim de semana uma grande discussão sobre a transposição do rio São Francisco. Recentemente, o presidente Michel Temer inaugurou um trecho e ontem o ex-presidente, Lula junto com outros companheiros do PT, estiveram simbolicamente na cidade de Monteiro. Eu acho importante que a gente mostre os números para que não fique dúvida. Nenhum de nós vai querer cometer o erro de não dizer que o verdadeiro mentor dessa obra foi o ex-presidente Lula. Foi ele quem tirou do papel e acho que não cabe diminuir o tamanho do ex-presidente nessa questão.”

Citando o desenvolvimento da transposição em diversas administrações do Ministério da Integração, o parlamentar argumentou que a atuação de Fernando Bezerra Coelho foi decisiva. “O padrinho dessa grande obra foi e é o ex-presidente Lula, mas também quero destacar a importância de outro pernambucano. O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, senador por Pernambuco, foi ministro de janeiro de 2011 a outubro de 2013. Em sua  administração, a obra avançou 22,1%. Foi quando ela mais andou.”

Em 20.03.2017, às 18h11