Marco Aurélio propõe comissão de vereadores para visitar Faixa Azul do Pina
Na tribuna da Câmara, Marco Aurélio, afirmou que vai refazer o requerimento que antes solicitava a retirada da Faixa Azul, pedindo agora a formação de uma comissão de parlamentares para visitar o local. “A minha intenção é resolver em conjunto o caos que se formou. Eu defendo que aquela Faixa Azul está errada. Antes tinha trânsito, mas não como agora”. Ele ressaltou ainda que a Câmara tem a obrigação de discutir o assunto, porque afeta diretamente os moradores de diversos bairros, a exemplo de Boa Viagem e Setúbal, bem como pessoas que seguem para Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
Antes de passar a palavra para os outros vereadores, Marco Aurélio, fez questão de afirmar o respeito que nutre pelos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, presidida pelo vereador Gilberto Alves (PSD). Disse que não deseja desmerecer esse colegiado, mas que gostaria de propor uma visita dos vereadores, com a intenção de “resolver o assunto urgente. Existe um tumulto na vida do recifense e que urge ter solução”.
Para Gilberto Alves, a ideia foi vista com tranquilidade. “Nós temos mais convergências. Ninguém em sã consciência é contra a Faixa Azul e Vossa Excelência sempre se preocupou com a mobilidade. A situação naquele local tem incomodado muita gente”. Ele dispôs a Comissão de Mobilidade para promover a discussão, em busca de soluções e citou, como alternativa, a restrição de veículos naquela via em determinados horários.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB) admitiu ter votado anteriormente contra o requerimento de Marco Aurélio, mas que visitou o bairro e percebeu que a situação ficou muito difícil. “Hoje, pela manhã, fiz questão de passar no local. Concordo com Vossa Excelência: a solução precisa ser dada. Embora os ônibus tenham mais velocidade, é preciso organizar o trânsito”. Ele aproveitou para sugerir que a solução pode ser “não tirar a Faixa Azul, mas transferir as duas faixas de ônibus para o mesmo local”.
Outro a propor uma sugestão para a via, foi o vereador Ricardo Cruz (PPS). “Sou morador do Pina e passando lá pela manhã e à tarde, vejo o caos. Temos três faixas na Avenida Antônio de Góes, e no fim da ponte, duas faixas. Talvez, retirando o canteiro central da ponte, possa ser uma ideia viável. A Faixa Azul todos nós defendemos, pois dá mais mobilidade ao transporte público”.
Já o vereador Jayme Asfora (PMDB) parabenizou a iniciativa de Marco Aurélio “porque busca soluções, sem necessariamente acabar com a Faixa Azul”.
Em 27.02.2018, às 17h35