Marco Aurélio propõe comissão de vereadores para visitar Faixa Azul do Pina

A eficácia da Faixa Azul da Avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, foi mais uma vez amplamente discutida no plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira, 27. O assunto foi trazido à Casa pelo primeiro-secretário, vereador Marco Aurélio (PRTB), que tem dito reiteradas vezes não ser contra a via exclusiva para ônibus, mas afirma sempre ser contra “o tumulto que se tornou aquele pedaço no trânsito”, por conta da implantação da Faixa. O assunto vem ganhando eco no Legislativo e outros vereadores compartilharam desse sentimento.

Na tribuna da Câmara, Marco Aurélio, afirmou que vai refazer o requerimento que antes solicitava a retirada da Faixa Azul,  pedindo agora a formação de uma comissão de parlamentares para visitar o local.  “A minha intenção é resolver em conjunto o caos que se formou. Eu defendo que aquela Faixa Azul está errada. Antes tinha trânsito, mas não como agora”.  Ele ressaltou ainda que a Câmara tem a obrigação de discutir o assunto, porque afeta diretamente os moradores de diversos bairros, a exemplo de Boa Viagem e Setúbal, bem como pessoas que seguem para Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

Antes de passar a palavra para os outros vereadores, Marco Aurélio, fez questão de afirmar o respeito que nutre pelos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, presidida pelo vereador Gilberto Alves (PSD). Disse que não deseja desmerecer esse colegiado, mas que gostaria de propor uma visita dos vereadores, com a intenção de “resolver o assunto urgente. Existe um tumulto na vida do recifense e que urge ter solução”.

Para Gilberto Alves, a ideia foi vista com tranquilidade. “Nós temos mais convergências. Ninguém em sã consciência é contra a Faixa Azul e Vossa Excelência sempre se preocupou com a mobilidade. A situação naquele local tem incomodado muita gente”. Ele dispôs a Comissão de Mobilidade para promover a discussão,  em  busca de  soluções e citou, como alternativa, a restrição de veículos naquela via em determinados horários.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) admitiu ter votado anteriormente contra o requerimento de Marco Aurélio, mas que visitou o bairro e percebeu que a situação ficou muito difícil. “Hoje, pela manhã,  fiz questão de passar no local. Concordo com Vossa Excelência: a solução precisa ser dada. Embora os ônibus tenham mais velocidade, é preciso organizar o trânsito”.  Ele aproveitou para  sugerir que a solução pode ser “não tirar a Faixa Azul, mas transferir as duas faixas de ônibus para o mesmo local”.

Outro a propor uma sugestão para a via,  foi o vereador Ricardo Cruz (PPS). “Sou morador do Pina e passando lá pela manhã e à tarde, vejo o caos. Temos três faixas na Avenida Antônio de Góes, e no fim da ponte, duas faixas. Talvez, retirando o canteiro central da ponte, possa ser uma ideia viável. A Faixa Azul todos nós defendemos, pois dá mais mobilidade ao transporte público”.

Já o vereador Jayme Asfora (PMDB) parabenizou a iniciativa de Marco Aurélio “porque busca soluções, sem necessariamente  acabar com a Faixa Azul”.

Em 27.02.2018, às 17h35