Marco Aurélio quer fazer o Alto Santa Isabel virar bairro

Está cumprindo prazo para recebimento de emendas o projeto de lei número 348/2017, do vereador Marco Aurélio Medeiros (PRTB), que dispõe sobre a criação e delimitação do bairro Alto Santa Isabel, na zona Norte do Recife. A matéria está sendo analisada pelas comissões de Planejamento Urbano e Obras; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; e de Legislação e Justiça. O vereador, que também é primeiro secretário, argumentou que de acordo com a Lei Orgânica do Município do Recife, no Art. 22, inciso XIII, compete à Câmara Municipal dispor sobre a divisão territorial do município, respeitando devidamente a legislação federal e estadual. “O projeto em questão findará por realizar um desmembramento do bairro de Casa Amarela, criando um novo bairro, é importante mencionar que a área seguirá pertencente à RPA 3, apenas acrescentando-se esse novo bairro à referida região político-administrativa criada por meio do Decreto nº 14.452/1988”, justificou.

O projeto de lei prevê que ficará oficializada a denominação do bairro Alto Santa Isabel para a área compreendida e limitada pela Avenida Malacó, pelas ruas Santa Isabel, 1°de Janeiro, Malmequer, Luiz Lira, Jardemirim, Leovigildo Júnior, Altino, Alexandrino, Rosalândia, General Meira Barreto, Clodomiro Selva, Santo Anastácio, Universo, Duas Barras, Ubá, 5 de Julho, Belterra, Joana D’arc, 15 de Junho, Rio Sul, Casa Amarela, das Neves, Sempre Viva, Senador S. Meirelles, Dr. Tomé Dias, Barolândia, Conselheiro Ribas, Surubim, Anibal Cardoso, Teixeira, Upat, Cancuele, Bonito de Santa Fé, Barão de Granito, Costa Lima, Eurico Chaves (lado correspondente ao Santa Isabel), Carolina, Trimonte, Miranda, Luiz Farias, Estrela Dalva e Alfredo Gama. E as vielas, becos e escadarias 1ª Travessa Bonito de Santa Fé, Travessa Alfredo Gama, Araporé, Humberto Carneiro, Guainbé, Barca, Euclides Frazão, Maracá, Conselheiro Orlando, Jacutinga e Gázea.

Marco Aurélio Medeiros ressaltou que “a criação de um novo bairro envolve muito mais do que apenas uma viabilidade jurídica, já que uma alteração como a que está sendo proposta tem repercussão direta na vida dos proprietários das mais de 5 mil residências, muitos deles moradores da mesma localidade durante toda uma vida. “Vale ressaltar que os atuais bairros Poço da Panela, Morro da Conceição, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Tamarineira, Macaxeira, Mangabeira, Alto José do Pinho e Alto do Mandu foram desmembramentos do bairro de Casa Amarela”, explicou.

A reestruturação político-administrativa da cidade, lembrou o vereador, desmembrou o bairro original, deixando-o apenas com o território atual, composto por seu centro histórico e comercial e por sua única área de morro, o Alto Santa Isabel. “Tendo em vista que os moradores e transeuntes daquela comunidade compreendem que o Alto Santa Isabel possui características próprias, o Projeto de Lei busca, através da criação do bairro Alto Santa Isabel, dar caráter oficial a uma identidade cultural já conhecida no Recife. Com a constituição desse bairro, estaremos oficializando algo que aquela comunidade já clama, bem como promovendo uma apropriação melhor desse espaço na Cidade, suas divisões, início e fim, o que facilitará a circulação pela área, a sua localização e individualização”, afirmou.

 

Em 16.01.2018, às 10h20.