Marco Aurélio quer plebiscito para multas através de câmeras

O vereador Marco Aurélio (PRTB) vai ingressar na Câmara do Recife com instrumento administrativo que será colocado em votação no plenário da Casa para permitir a realização de um plebiscito sobre a possibilidade de câmeras de videomonitoramento da cidade aplicarem multas a veículos infratores. Ele já se posicionou contra as multas por meio desses equipamentos em diversas ocasiões. Informou ainda que foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) buscar informações sobre a possibilidade da realização da consulta pública mediante voto da população. Defendeu que esse trabalho seja realizado pela Guarda Municipal armada, como aliás, segundo ele, defendem diversos parlamentares, entre eles Rinaldo Júnior (PRB) e Ricardo Cruz (PPS).

Marco Aurélio reiterou que não é favorável ao motorista infrator, no entanto defende que as multas devem ser aplicadas por autoridades competentes, como guardas municipais. O vereador comparou a multa por meio de câmeras à terceirização proposta para atividades fins, que é alguém fazer algo que não é sua atividade propriamente. “Essas câmeras foram colocadas para monitorar segurança, mas não deram segurança ao cidadão e então a CTTU resolver usar o equipamento para tirar mais dinheiro da população”. A Prefeitura informou que a partir do dia 3 de maio, 10 câmeras em pontos de tráfego intenso passarão a multar veículos.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) acha que a preocupação do colega é coerente porque ela defende a humanização dos serviços. “É preciso haver diálogo e com câmeras não será possível. Com a Guarda multando é possível dialogar, ainda que o cidadão esteja errado. O debate precisa ser ampliado”.

 

Em 24/04/2017 às 17h50.