Marcos Menezes critica prefeito do Recife

O vereador Marcos Menezes (DEM) subiu à tribuna da Casa na tarde desta quarta-feira, 23, para criticar a gestão e o prefeito João da Costa, a quem chamou de "soberbo e arrogante". Ele disse que o Recife virou a capital das promessas e dos projetos mirabolantes, mas que não saem do papel. Obras como o Parque Dona Lindu, a Via Mangue, que teve a licitação adiada, e a duplicação do Viaduto Capitão Temudo também foram questionadas pelo parlamentar.

“Há algo muito estranho no comportamento do nosso gestor municipal. Na segunda-feira passada, o que era para ser uma solenidade rotineira de posse de alguns secretários, transformou-se em um espetáculo de desaforos e ameaças, onde o prefeito feito uma metralhadora giratória atingiu, inclusive, os aliados que ousam questionar a eficiência da administração atual”, destacou.

O parlamentar disse ainda que não é apenas a oposição e seus aliados que reclamam da gestão municipal. “Os institutos de pesquisa têm colocado o prefeito João da Costa com a pior avaliação entre os prefeitos do Brasil. Não fomos nós que demos uma estrondosa vaia nele no Baile Municipal. São os cidadãos de todas as classes sociais que estão vendo que o Recife parou. Que deu um nó. A população não vem cobrando que as obras e os serviços da prefeitura sejam feitas num estalar de dedos e do dia para a noite. Vem cobrando que acabe a embromação que vem rolando com o “João é João” há 10 anos”.

Marcos Menezes lembrou o adiamento da licitação da Via Mangue, em razão de questionamentos judiciais das empresas. “Acontece que essa lengalenga não vem da época do “João Criatura” não. Já vem da época do “João Criador”, sem contar uma série de outras obras que vêm se arrastando. E não tem desculpa. Esse pessoal vem trabalhando todos esses anos com o apoio do governo federal e do governo do Estado”.

Para o vereador, João da Costa não consegue conviver com críticas e questionamentos. “O tom autoritário e antidemocrático do nosso prefeito me assusta muito. Desde que voltou do período de recuperação da sua bem sucedida cirurgia, que ele não para de espernear, criando fatos políticos que só denunciam sua personalidade concêntrica, truculenta e vaidosa”.

Osmar Ricardo (PT) saiu em defesa do prefeito. “Se fosse levar para a ironia, poderia citar também figuras do demo (DEM), que estão fora do contexto da cidade, enquanto o PT está no terceiro mandato. A eleição de João da Costa foi o povo quem escolheu”. O vereador disse ainda que a engrenagem demora um tempo para funcionar. “Estamos indo a muitas inaugurações de muro de arrimo, ruas calçadas em locais de difícil acesso, entre outras. São obras feitas para que o povo se sinta melhor. Acho que o colega Marcos Menezes foi infeliz na forma como se dirigiu ao prefeito falando em criatura e criador”.  

Em 23.02.2011, às 16h25.