Marcos Menezes quer informação sobre projeto Reluz
Marcos Menezes lembrou que o programa reluz foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso para melhorar a iluminação nas cidades e tentar diminuir a violência no país. “Todos sabem que a falta de luz propicia a ação de marginais. Por isso, peço a atenção da Comissão de Segurança da Casa para que o resultado desse pedido de informação sirva como subsídio para uma audiência pública sobre o assunto”.
O vereador também lembrou que o ex-prefeito João Paulo assinou convênio de R$ 18 milhões com a Chesf para o Reluz e deveria substituir 59 mil lâmpadas existentes por similares mais econômicas e de melhor qualidade. “Até agora, segundo informações do Jornal do Commercio apenas 10% de troca foi efetuada. No pedido de3 informação quero saber data do convênio, data do contrato, empresas contratadas, quantos pontos de iluminação previstos e quantos já foram trocados”.
O presidente da Comissão de Segurança da Casa, vereador Maré Malta (PPS), argumenta que cuidar da iluminação pública é cuidar das pessoas. “Ruas escuras colaboram com o crime. O reluz é mais uma prova da ineficiência dessa administração. Certamente que vamos fazer uma audiência pública sobre o assunto”.
Priscila Krause (DEM) ressaltou que a falta de iluminação tem sido um exercício de paciência e tolerância da Câmara. Lembrou que todas as experiências bem-sucedidas no combate ao crime passa pela iluminação. “Já fiz dois pedidos de informação sobre o Reluz. Podemos comparar os resultados e verificar o que avançou ou não”. Já Liberato Costa Júnior (PMDB) frisou que o Recife já foi considerada a capital mais bem iluminada do país. Para ele, as ruas mais arborizadas deveriam ter iluminação dos dois lados, as mais largas devem ter braços de postos mais longos. “A cidade já teve 130 mil pontos de luz. Precisamos fazer uma campanha forte para que eles voltem”.
Aline Mariano (PSDB) opinou que o pedido de informação deveria ter resposta urgente, uma vez que o programa existe desde a administração passada e não é executado plenamente. “Iluminação é segurança, mas é também cidadania”. Josenildo Sinesio (PT) disse que todos estavam preocupados com uma cidade mais bonita, mais segura e mais iluminada. Disse ainda que esse projeto foi conveniado na época de João Paulo em parceria com governo federal e agora foi aprovado por João da Costa. “O prefeito vai tratar de trocar as lâmpadas por outras mais econômicas. São 120 mil pontos de luz e a PCR vai trocar 61 mil. A Mascarenhas de Morais já foi totalmente trocada. As RPAs já começaram. Boa Viagem e Cohabs começam a trocar nesta semana. Seis mil pontos já foram substituídos”.
Em 26.04.11, às 20h.