Maré Malta comenta reportagem sobre escola na Zona Norte

Uma matéria publicada no Diario de Pernambuco desta terça-feira, 17, motivou o pronunciamento do vereador Maré Malta (PPS). De acordo com a reportagem, o Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, instalado no mesmo terreno da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade, virou mais um espaço para uso dos traficantes da área. Os estudantes, muitos deles com idades entre 4 e 10 anos, sofrem com a falta de estrutura do local e convivem de perto com as drogas.

“É lamentável uma reportagem como esta. O que vi, choca qualquer um. É nosso dinheiro que está lá, são nossos impostos. A escola deveria ser uma referência, está numa área que deveria ter a máxima atenção. Mas as crianças convivem com lama, sujeira, lixo por toda parte, uma piscina olímpica abandonada, janelas quebradas. A escola está tomada por traficantes que chegam a fazer atos obscenos para os alunos”, elencou o parlamentar.

Ele aproveitou para falar sobre um projeto de lei de sua autoria que cria uma área de segurança nas ruas próximas a escolas públicas do Recife. A matéria institui a chamada área Escolar de Segurança e Cidadania, que atinge um raio de 100 metros de cada escola. Entre as exigências do perímetro estão a melhoria da iluminação e limpeza pública, pavimentação das ruas, colocação de placas indicativas e paradas de ônibus e a manutenção da Patrulha Permanente da Guarda Municipal.

O Executivo também ficaria responsável por fiscalizar o cumprimento destas regras e garantir o limite de velocidade, a sinalização adequada e o ordenamento do trânsito local. “A cidade está pedindo que a gente cuide da escola e das crianças e a gente precisa dar atenção. E o prefeito precisa estar atento ao ambiente que ele quer no Recife”.

Em 17.05.11, às 17h54.