Maré Malta debate os problemas do trânsito em audiência pública

O vereador Maré Malta (PPS) reuniu renomados especialistas em transporte e trânsito para promover um aprofundamento nos debates sobre a questão da mobilidade urbana, durante audiência pública promovida na Câmara Municipal do Recife. O encontro ocorreu na sala do plenarinho, na manhã desta segunda-feira, 29. “O objetivo principal da audiência foi o projeto de lei número 56, de minha autoria, que propõe o reescalonamento de carros nos horários de pico, o que evitaria um encontro de 300 mil veículos. Mas resolvemos abrir os debates para outras alternativas e aprofundar essa discussão, uma vez que tivemos a oportunidade de juntar vários especialistas”, disse.

A audiência pública teve como tema “Alternativas para a mobilidade do Recife” e foi iniciada com apresentação de um vídeo com cenas de congestionamentos em avenidas, cruzamentos e bifurcações das ruas do Recife. “A minha leitura sobre mobilidade é que os problemas do trânsito no Recife são consequência da dormência do poder público nos últimos 10 anos que não acompanhou o desenvolvimento econômico da nossa sociedade. É preciso observar , em primeiro lugar, que o projeto do deslocamento de pico, objeto principal desta audiência, é uma medida emergencial, uma alternativa para combater, com ideias, o caos instalado pela falta de um transporte coletivo de qualidade”, disse Maré Malta.  

 

O projeto de lei 56, ao qual o vereador se refere, trata da separação, por um intervalo de duas horas, de dois grandes grupos de usuários que são os estudantes e os servidores públicos. Os servidores iniciariam suas atividades a partir das 9h e os estudantes às 7h. A matéria já foi votada e aprovada em primeira discussão, mas aguarda nova inclusão na pauta para segunda e última votação. “Estamos falando de uma cidade de quase 500 anos, que precisa ser adequada ao progresso, que nos últimos anos gerou uma grande demanda de veículos. As intervenções do poder público para uma melhor organização e disciplinamento do trânsito serão inevitáveis e bem maiores quanto mais demorar a acontecer”, observou o vereador na audiência pública.

 

Participaram da audiência o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler; o diretor de Fiscalização do Detran, Sérgio Lins; o mestre em transporte e gestão das infraestruturas urbanas, Leonardo Meira; o mestre em transporte, Maurício Pina; a presidente da CTTU, Maria Pompéia; e o vice-presidente da Fenacor, Carlos Vale. “Este projeto precisa ser bastante pensado, ampliado em debates com a sociedade, para ver como as famílias vão aceitar”, disse Sérgio Lins. “É um projeto viável, uma vez que a frota de veículos do Recife vem crescendo a cada ano. O aumento de 2010 foi de 10% em relação a 2009. Todas as propostas para reduzir esse grave problema, são válidas”, afirmou Leonardo Meira.

 

O professor Maurício Pina apresentou um power-point que mostra a gravidade do problema de trânsito do Recife. Segundo o professor, que usou dados do Denatran e Detran, a quantidade de veículos licenciada até julho deste ano, no Brasil, foi de 68.024.871. Em Pernambuco, 1.980.970; na Região Metropolitana do Recife, 988.202 e, no Recife, 553.236. “De 1998 para cá, o registro das taxas vem ocorrendo em crescimento elevado. Dos veículos que circulam no Recife, 65% são automóveis particulares e 17% são motos”, observou Maurício Pina. O restante são táxis e ônibus.  Ele disse ainda que 259 novos veículos ingressam diariamente no trânsito do Recife. Em relação ao projeto de lei 56, o professor afirmou que “a ideia é louvável  como maneira de se tentar resolver o problema. Mas o projeto precisa ser melhor estudado”, acrescentou.

 

A presidente da CTTU, Maria Pompéia, disse que o projeto de lei é uma opção para tentar minimizar os problemas do trânsito. “Mas devemos verificar todos os pontos, pra ver onde o projeto interfere na vida privada das pessoas”, disse. Uma das preocupações dela é que a matéria mexe com a relação familiar, uma vez que propõe a mobilidade dos estudantes em transporte escolar. “Isso interfere na relação familiar”, afirmou. Ela também acrescentou que a responsabilidade em relação às questões do trânsito é dos órgãos que o planejam e o gerenciam. “Mas também é de todos os cidadãos”, finalizou. Participaram da audiências os vereadores Jurandir Liberal (PT) e Aerto Luna (PRP).

 

 

Em 29.08.2011, às 12h10.