Maré Malta defende projeto de segurança para caixas eletrônicos

Tramita na Câmara do Recife projeto de lei do vereador Maré Malta (PPS), que pretende reduzir no Recife um tipo de crime cada vez mais comum em todo o país, o arrombamento de caixas eletrônicos. Da tribuna, o autor defendeu a proposta que quer implantar nas máquinas da cidade uma tecnologia que irá inutilizar as cédulas no caso de qualquer intervenção não autorizada. “Tenho certeza que o projeto sensibiliza esta Casa, já que todos, sem exceção, têm interesse em contribuir para a melhoria da segurança”.

O vereador ressaltou que, apesar dos esforços da Secretaria de Defesa Social, quase todos os bairros do Recife têm índices alarmantes de violência. “Este, especialmente, é um crime que está trazendo prejuízo muito grande para todos. Os proprietários de estabelecimentos que abrigam os caixas não vão mais querer nas suas empresas uma máquina que atrai criminosos”, avaliou.

De acordo com o parlamentar, em São Paulo três caixas eletrônicos são arrombados todas as noites. Enquanto na Bélgica, local de origem da tecnologia, este tipo de crime não acontece mais desde a implantação da nova máquina, que aumenta em 20% o valor dos caixas eletrônicos. “Este é um método de dissuasão comprovadamente eficaz e o aumento do preço não é nada perto dos benefícios trazidos à comunidade”, considerou.

Maré Malta fez um apelo para as Comissões da Casa agilizarem a análise do projeto, para que a Câmara do Recife seja a primeira Casa Legislativa do país a aprovar a mudança.

Em 05.04.11, às 15h55.