Maré Malta deixa legislatura

Enfrentando uma longa fila de apartes, que durou mais de uma hora, colegas parlamentares se despediram do vereador Maré Malta (PSD), que deixa a legislatura neste ano. Ele teve mandato curto, pouco mais de ano e meio, no entanto, conforme a maioria de seus pares, deixa a marca de projetos importantes, como os que buscam mais segurança bancária, pioneiro no país, sem contar as sugestões de criação de uma secretaria municipal de segurança, acatada pelo novo prefeito. O tom da despedida além de desejar uma volta breve, pediu para que ele seja o secretário municipal de segurança.

Josenildo Sinésio (PT) elogiou a participação comprometida de Maré Malta com a segurança do povo, especialmente a segurança bancária. “Talvez a população não tenha entendido ainda a abrangência de seus projetos e mandato, mas no tempo certo entenderá”. Amaro Cipriano Maguari (PSB) disse que mesmo fora da Câmara queremos contar  com sua experiência na  Comissão de Segurança da Casa para melhorar a cidade. Aline Mariano (PSDB) lembrou que Maré Malta tem convicção e tem ideologia. “O senhor deixou marcas e é hoje referência na Casa. Precisamos de quadros como o senhor”.

Romildo Gomes (DEM), também se despedindo da Casa, disse que o colega havia apresentado projetos extraordinários para a segurança. Para ele, quem vai perder é o povo sem o mandato dele. Vicente André Gomes (PSB) também acha que o colega deixou marcas inesquecíveis. “Sua história  não será esquecida. Convivi com um homem de bem”.  Priscila Krause (DEM) frisou que teve o privilégio de conviver com o colega e dividir momentos bons e difíceis, como este da despedida. “O senhor deu dimensão ao cargo de vereador com sua atuação. Continue na vida pública, não saia”.

Jairo Britto (PT) ressaltou que perder a eleição não é fácil. Ele próprio perdeu duas, mas estava aqui de volta. “Pessoas que acrescentam devem continuar”. Luiz Eustáquio (PT) lembrou que Maré Malta tinha sido uma grata surpresa para todos, pelo comprometimento e seriedade do mandato. “Se o senhor fosse secretário de segurança municipal, certamente seria dos melhores”. Vera Lopes (PPS), que já havia se despedido dos colegas, fez questão de ressaltar as qualidades do colega. “O senhor pelo conjunto de seu trabalho deveria ser o secretário municipal de segurança, porque foi o primeiro a levantar esta bandeira”.

Almir Fernando (PCdoB) frisou que Maré Malta havia sido um vereador de verdade, indo sempre além de seu próprio papel, nas comissões, no plenário, além de assíduo e participativo. “Concordo com a maioria de meus colegas e acho que o senhor deveria o secretário de segurança municipal. Espero que o novo prefeito lhe chame”. Rogério de Lucca (PSL) lembrou que o colega se destacou na legislatura com projetos importantes para o Recife. Gilberto Alves (PTN), que estava presidindo a mesa, lembrou que há mais de uma hora os apartes se sucediam no plenário, e todos para elogiar o trabalho realizado pelo vereador. “O senhor é daqueles que enobrecem a política com seu desempenho e atuação. Tenho a certeza que estará conosco na Frente Popular do Recife e de Pernambuco”.  

 

Em 20.12.2012, às 16h36.