Maré Malta exalta Duque de Caxias no Dia do Soldado

Um soldado por vocação e nascimento e um homem público que simbolizava a lei e a ordem. Assim foi definido Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, pelo vereador Maré Malta (PSD). A homenagem foi realizada nesta quinta-feira (25) na Câmara Municipal do Recife para lembrar o Dia do Soldado, comemorado em 25 de Agosto em alusão ao nascimento do militar. “Para o Exército, ele é mais que o seu Patrono, tendo sua vida como uma referência permanente”.

Em seu discurso, ele expôs a atuação militar e pública do Duque de Caxias. “Nacionalista firmemente determinado a manter a união do Brasil, lutou na Revolução Farroupilha, deflagrada no Rio Grande do Sul, a fim de evitar a fragmentação de sua Pátria”, disse o vereador.

Maré Malta também exaltou a atuação externa de Duque de Caxias na Guerra do Prata e na Guerra do Paraguai. “Nessas ocasiões, não foram menores os seus feitos militares daquele que recebera, em solo pátrio, o epíteto de ‘O Pacificador’”.

Segundo Malta, a trajetória estadista do Duque de Caxias não foi menor. “Homem ativo e de vasta cultura, foi presidente do Conselho de Ministros e ministro da Guerra por três vezes. Na vida pública, também exerceu mandatos de deputado, senador, além de ter atuado como conselheiro de Estado Extraordinário e conselheiro de Guerra”, descreveu.

Em 25.08.2015 às 16h06