Maré Malta homenageia Fernando Coelho

O coordenador da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder, ex-deputado federal Fernando de Vasconcelos Coelho, recebeu a mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha do Mérito José Mariano, que é entregue às autoridades em reconhecimento às suas qualidades, valores ou destacados serviços prestados à sociedade. A homenagem foi feita na manhã desta quinta-feira, 9, por força do Decreto Legislativo N° 30 /201, de autoria do vereador Maré Malta (PSB). “Com esta homenagem, jamais será esquecido quem foi e o que fez este homem vocacionado à vitória, esteio da família e paradigma para todos os homens da política”, disse o vereador.

A reunião solene ocorreu às 10h30 e foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB). Fizeram parte da mesa da solenidade o ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho; o professor e promotor público, Ricardo Coelho e o vereador Liberato Costa Júnior (PMDB). “Permitam-me contar uma história de um grande brasileiro, nordestino, paraibano e pernambucano de coração e de paixão. Seu currículo é invejável, brilhante, exemplar, merecedor de destaque e de todas as honrarias que nossa terra tiver”, disse em discurso Maré Malta. Em seguida, ele fez um resumo histórico da vida de Fernando Coelho, advogado, ex-presidente nacional da OAB, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), ex-deputado federal e um dos fundadores do extinto MDB. Ele também foi professor universitário, procurador judicial de Pernambuco e autor de vários livros.

Em seguida, Maré Malta entregou a Fernando Coelho a medalha e o diploma que compõem a comenda. “Sou grato ao Recife por tudo o que esta cidade, generosamente, pela administração municipal, por instituições públicas e privadas ou pelo seu povo, me tem dado. Pela forma com que me acolheu, quando aqui cheguei, criança ainda, e pela confiança que me tem permitido, tantas vezes, falar em seu nome, como seu representante, pela força do voto aqui recebido. Procurando sempre ser digno da sua história. Tanto nos momentos de agradecer, como nas horas de reivindicar”, disse Fernando Coelho.

Em discurso, ele contou sua história. Citou dados biográficos, relembrou histórias pessoais, participação na política estudantil, acontecimentos históricos que precederam o golpe militar de 1964, citou nome de personagens que marcaram o Recife, resgatou momentos de sua campanha eleitoral a deputado federal em duas legislaturas, a luta pela anistia geral e irrestrita, pela Constituinte-já, pelos direitos humanos, sua passagem por cargos públicos e a atuação na Ordem dos Advogados do Brasil. Também agradeceu a diversas pessoas que foram importantes em sua trajetória.  Fez uma ressalva especial ao vereador Liberato Costa Júnior, decano da Câmara Municipal do Recife, “a quem devo até os votos que me deu em todas as eleições que disputei, sem nada pedir em troca: a paixão contagiante pelo Recife e o inexcedível espírito público, que nunca deixei de referir como exemplar para quem deseje participar com seriedade da vida pública”, afirmou.

Foi Liberato Costa Júnior quem, anos atrás, concedeu a ele, o título de Cidadão do Recife, uma vez que Fernando Coelho é de Campina Grande. No final do discurso, ele agradeceu ao vereador  Maré Malta. “Sendo grato ao Recife e a esta Câmara, sou grato sobretudo a você. Venho acompanhando sua atuação como parlamentar. E a luta que você vem desenvolvendo no interesse da cidade e do seu povo. Enfrentando problemas que afligem toda a população, particularmente na área da segurança. E conseguindo implementar providências há muito reclamadas pelos recifenses, mesmo enfrentando adversários poderosos e obstáculos quase intransponíveis. Sou grato pela homenagem, mas sou grato sobretudo pelo que você vem conseguindo fazer”, afirmou.


Em 09.08.2012, às 12h25.