Maré Malta homenageia instituição de ensino

Os 25 anos do Colégio Fazer Crescer foram celebrados na Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, 27, por iniciativa do vereador Maré Malta (PPS). A solenidade reuniu alunos e ex-alunos, pais, professores, diretores e parte do corpo administrativo da instituição e teve apresentações musicais dos estudantes. A fundadora Ruth Vitalino e a diretora Gláucia Lira receberam uma placa comemorativa pela passagem da data. "Homenagear o Fazer Crescer não é só uma grande honra como um grande prazer. Falar deste colégio é falar de amor. Dr. Urbano e D. Ruth Vitalino são os grandes protagonistas desta linda história de amor, que hoje estamos aqui comemorando", destacou o parlamentar.

Maré Malta falou da história da unidade de ensino, fundada em 1986 por uma equipe de profissionais da área de educação, e ressaltou também o trabalho de equipe desenvolvido pelo Colégio para transformar crianças em cidadãos. "Os valores de uma instituição de ensino moderna não são traduzidos apenas pelo critério pedagógico, mas pelos valores morais, família, amor, fé, conhecimento, ecologia, tecnologia e ética. São estes valores que podem fazer a diferença na criança de hoje. E isto ocorre em um momento em que todos nós estamos assistindo ao distanciamento dos jovens da religião e da família, enquanto se aproximam dos vícios das drogas e das bebidas. Por isso, o CFC faz diferença em seus 25 anos". 

Os projetos de parcerias e de responsabilidade social desenvolvidos pela instituição, como a coleta seletiva e a reciclagem do lixo e do óleo de cozinha, também foram lembrados pelo vereador. "São realizações que fazem deste colégio um modelo de ensino e cidadania". Ele frisou ainda que vai dar entrada em um projeto de lei para implantar reciclagem e coleta seletiva nas escolas públicas e privadas do Recife. "Também entendo que estamos sempre aprendendo com os munícipes e vocês hoje são o exemplo de mais uma experiência bem sucedida, que pode ser copiada e com muito sucesso".

Gláucia Lira dedicou a homenagem a Deus e disse que o resultado dos 25 anos de investimento e trabalho do Colégio se deve a uma equipe de profissionais qualificados. "Queremos honrar a todos que fazem o CFC. Nossa equipe técnica, nossos colaboradores, nossos professores e dizer que sem vocês a escola não seria a mesma".

A diretora também destacou os valores éticos e cristãos pregados pela unidade e a preocupação com a natureza. "O cuidado com os resíduos orgânicos e inorgânicos, a alimentação saudável, a prática de esportes e, acima de tudo, o cuidado com o outro revelam os princípios que o norteiam. Todo o cuidado que temos com nosso planeta e com o nosso semelhante tem um ponto de partida. Não fazemos para ganhar os olhares da mídia, mas pelo cuidado e responsabilidade que temos diante do Criador. Sabemos que já caminhamos bastante, mas sempre tendo em mente o pensamento de Sêneca: ainda há muito por fazer".

A solenidade foi presidida por Jurandir Liberal (PT), que convidou ainda o aluno Carlos Eduardo, do 4º ano, para falar da instituição.  O estudante frisou a existência da horta, da coleta seletiva e da disciplina de ética ensinada no CFC. "É um colégio que sempre procura fazer as melhores coisas para proteger o planeta". Prestigiaram ainda a homenagem os vereadores Vera Lopes (PPS), Rogério de Lucca (PSL), Almir Fernando (PC do B), Carlos Gueiros (PTB), André Ferreira (PMDB), Marilia Arraes (PSB), Sérgio Magalhães (PTC), Eduardo Marques (PTB) e Gilberto Alves (PTN).

Em 27.04.2011, às 18h30.