Maré Malta sugere motofaixa a novo prefeito de Serra Talhada

O vereador Maré Malta (PSD) disse na tarde desta terça-feira na Câmara do Recife que vai sugerir ao novo prefeito de Serra Talhada, a criação de motofaixa para diminuir o número de acidentes com motos. Projeto de autoria dele prevê a criação dessas motofaixas no Recife. Segundo ele, as faixas para motos poderiam diminuir os acidentes com motos, quase sempre fatais e que custam ao Estado cerca de R$ 250 mil por acidentado.

Maré Malta lembrou que no Estado houve aumento de 407% na frota de motocicletas nos últimos 12 anos. Segundo ele, isso significa afirmar que havia 154 mil motos circulando e hoje este número subiu para 782 mil. “Número bastante elevado e por isso requer cuidados especiais. Os veículos sobre duas rodas matam cerca de 600 mil pernambucanos por ano”.

Por causa de números assustadores, o parlamentar, que também já pilotou motos, resolveu criar o projeto da motofaixa. Trata-se de uma faixa reservada  para motocicletas nos semáforos de grande circulação. Para ele o projeto foi discutido na Câmara, mas não teve o destaque merecido.

O vereador ressaltou, no entanto, que a sua idéia viajou e chegou a São Paulo onde o prefeito de lá implantou projeto semelhante. “Vou continuar lutando para diminuir os acidentes. Na verdade os motoqueiros já praticam o que o projeto prevê. Os motoqueiros trafegam entre os carros para se posicionarem na frente e saírem primeiro na tentativa de se protegerem”.

 

Em 23.10.2012, às 15h57.