Marília Arraes profere seu último discurso na Câmara Municipal

“Esta não é uma despedida, mas uma comemoração pelos dez anos que tenho de atuação nesta Casa e que me fizeram aprender demais na política e na vida.” Foi com essas palavras que a vereadora Marília Arraes (PT) iniciou seu último discurso na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (18). A parlamentar assume em 2019 o mandato de deputada federal por Pernambuco.

As dificuldades do meio político para as mulheres, os obstáculos encontrados na Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional, a passagem à oposição ao governo e a pré-campanha para o Governo do Estado foram alguns dos temas abordados pela vereadora em seu pronunciamento. Marília Arraes fez agradecimentos ao povo do Recife e de Pernambuco, e a familiares, servidores, equipe parlamentar, colegas e adversários.

Os desafios do mandato em Brasília também foram destacados pela parlamentar. “Foi neste último mandato como vereadora que pude iniciar um projeto alternativo para o Estado. Fui conversar, em cada lugar sobre os riscos que estavam para acontecer com a retirada de direitos e com a entrega do nosso patrimônio nacional. Decidimos ter uma candidatura a deputada federal e conseguimos a segunda maior votação do Estado. Hoje sou a quarta mulher deputada federal de Pernambuco e a primeira vereadora do Recife a se eleger para o cargo. Tenho a responsabilidade de lutar contra todo esse retrocesso que está para acontecer com um governo que tende a ser fascista.”

O vereador Jayme Asfora (sem partido) foi o primeiro a se alinhar na fila de aparte para saudar a futura deputada. “Um pouco da sua alegria também é minha. Fui seu suplente, seu sucessor na Secretaria, seu colega e, se me permite, seu amigo. Queria enaltecer sua coragem e agradecer pelo convívio aqui.”

Já o vereador Felipe Francismar (PSB) fez um relato sobre a trajetória de Marília Arraes. “Enfrentar a vida pública é uma tarefa que exige muita coragem e destemor. Você talvez não soubesse o tamanho do desafio. Mas, como é uma mulher guerreira, ultrapassou esse desafio. Ninguém tem ideia fixa, as pessoas mudam. Mas o que não muda é o caráter e a vontade de mudar a vida das pessoas. Tenho certeza de que o Brasil vai ganhar uma grande deputada federal.”

Ivan Moraes (PSOL) salientou a necessidade de uma maior participação feminina na política. “Você me mostrou a importância de termos cada vez mais mulheres nos espaços de poder. Na última eleição, passamos de 11% para 15% de mulheres na Câmara dos Deputados. É pouco. O Brasil está na 156ª posição do ranking mundial de igualdade no parlamento. Você é uma mulher pernambucana de fibra e representa todas as mulheres do Brasil.”

O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) disse que Marília Arraes já construiu sua própria marca como representante política. “O nome Arraes é muito forte em todo o Brasil, mas a sua história a fez ficar conhecida no País todo. São quase 200 mil votos no Estado e isso nasceu de sua trajetória nesta Casa. Sua postura fez com que as pessoas a olhassem da melhor maneira.”

Também em um aparte, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) fez votos de bom mandato para a futura deputada federal. “Assim como você, também busco fazer o meu nome respeitando nossas raízes. Te parabenizo  e dou meus votos de boa sorte. Tenho certeza de que fará um grande mandato.”

Renato Antunes (PSC) disse admirar o trabalho desempenhado pela colega. “Sua história é uma história de luta. Apesar das divergências, sempre fui um admirador. Fui um torcedor para que tivesse êxito em ser governadora. No dia 2 de janeiro, o seu nome vai sair do painel e vai fazer muita falta para a gente.”

Líder do governo na Câmara do Recife, o vereador Eriberto Rafael (PTC) disse confiar no sucesso do mandato de Marília Arraes em Brasília. “Quero dizer da felicidade de compartilhar dois mandatos com você aqui na Câmara. Tenho certeza do orgulho que esta Casa teve de ver sua luta durante este ano. Seus resultados fora, extraordinários e surpreenderam muitos políticos. Por essa competência, lá na Câmara dos Deputados, representará bem os pernambucanos em um ano em que precisaremos muito.”

“Jovem guerreira”, foi assim que o vereador Carlos Gueiros (PSB) definiu Marília Arraes ao se despedir dela. “Tenha, nessa expressão, a expressão do meu reconhecimento, admiração e carinho. Nós nos parecemos. Não somos radicais: defendemos aquilo em que acreditamos. Para mudarmos a maneira de pensar, é preciso que estejamos convencidos. Se alguém tem argumentos, damos a mão à palmatória.”

Jairo Britto (PT) falou sobre as semelhanças que disse ver entre sua história política e a da colega de partido. “Falar de Marília Arraes é muito fácil para mim. Comecei na politica nos mesmos rios em que ela se encontrava. Conheci a história do seu avô. Precisamos buscar políticas para aqueles que precisam mais.”

O vereador André Régis (PSDB) se juntou aos vereadores e discorreu sobre os sacrifícios pessoais exigidos pela política. “É preciso ter coragem para enfrentar desafios. Estaremos torcendo para que continue sua trajetória de pessoa vocacionada para a atividade política. Que encontre o sorriso bem largo de sua filha para que continue sua disputa por um Brasil melhor, que é o que todos queremos.”

Presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB) não deixou de desejar um bom mandato em Brasília a Marília Arraes. “Que a senhora, como deputada federal, continue sempre a ser essa mulher batalhadora.”

Em 18.12.2018, às 18h22