Marilia Arraes retoma mandato de vereadora
Marília ressaltou que a nova secretaria foi montada com instrumentos como o sistema público de emprego, trabalho e renda e a rede municipal de escolas profissionalizantes. Mas é também responsável por colocar em prática o programa municipal universidade para todos - ProUni Municipal e a condução do plano municipal de Juventude. “O sistema público de emprego, trabalho e renda opera na intermediação de empregos, captando vagas em mais de 30 mil empresas cadastradas. Para se ter ideia da necessidade de qualificação, existem mais de mil vagas ociosas esperando profissionais qualificados”.
A vereadora frisou que o sistema captou mais de 13 mil vagas e aproximadamente 17 mil trabalhadores foram encaminhados para entrevistas e emprego. Também foram encaminhadas mais de 25 mil solicitações de seguro desemprego ao Ministério do Trabalho. Em março foram captadas 4.370 vagas e encaminhadas 2.392 solicitações de seguro desemprego.
Marília disse ainda que a nova secretaria assumiu as 17 escolas profissionalizantes espalhadas pelas seis regiões político-administrativas do Recife. “Quando assumi determinei que equipes fizessem levantamento da situação. Algumas escolas estavam interditadas pela Codecir, outras com necessidade de reformas amplas. Já está em elaboração o orçamento da reforma dessas escolas e a execução será licitada no valor de R$ 7 milhões. Em 2013 foram ofertadas 12 mil vagas para mais 40 cursos de qualificação gratuitos. A novidade é que em 2014 as inscrições poderão ser feitas online, no lugar de sorteios e três cursos serão ofertados (mecânica de bicicleta, garçom e barman).
A vereadora lembrou que deixa o cargo de secretaria e reassume a legislatura por exigência da legislação eleitoral, mas também para “enfrentar novas tarefas e desafios, que fazem parte do mesmo caminho que escolhi para defender a igualdade, a liberdade, o desenvolvimento com justiça social, e o projeto histórico das forças progressistas que defendem a política com ética, seriedade e responsabilidade na gestão”.
Em 07/04/2014 às 16h54