Marília propõe homenagem a Naná Vasconcelos

Morto aos 71 anos, no dia 9 de março, o percursionista Naná Vasconcelos será homenageado pela Câmara Municipal, através de projeto de lei 62/2016, de autoria da vereadora Marília Arraes (PT). Ela propõe denominar de “Instrumentista Naná Vasconcelos” o próximo Compaz a ser inaugurado pela Prefeitura do Recife. A proposta, que cumpre prazo regimental de emendas, foi enviada para as comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura e Turismo para análise e emissão de pareceres.

Naná morreu de uma parada respiratória, após uma internação de dez dias, para tratar de um câncer de pulmão. Ao propor a homenagem ao músico, Marília Arraes diz que ele “se tornou uma das maiores referências culturais da nossa cidade”. Juvenal de Holanda Vasconcelos, mais conhecido como Naná, nasceu no Recife, em 2 de agosto de 1944. Ele, de acordo com pesquisa do gabinete da vereadora, foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat, e recebeu oito prêmios Grammy.

“Ele era considerado uma autoridade mundial em percussão. Durante toda sua carreira sempre teve preferência por instrumentos de percussão e nos anos 1960 se notabilizou por seu talento com o berimbau. Sua discografia é tão extensa quanto os projetos ligados à música nos quais ele esteve envolvido. No dia 9 de dezembro de 2015, Naná Vasconcelos recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – sem nunca ter cursado nível superior.

Com uma forte ligação com a cultura popular, nos seus últimos 15 anos de vida, Naná abriu o Carnaval do Recife acompanhado do cortejo de nações de maracatu. “Por toda a sua importância na difusão da cultura popular de alto nível e de boa referência, é justa a homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos, dando o seu nome ao próximo Centro Comunitário da Paz a ser inaugurado, sobretudo porque no Compaz a música é uma das ferramentas de promoção da paz nas comunidades”, disse Marília Arraes.

 

Em 14.10.16, às 14h46