Marta Lima é Cidadã Recifense
Natural de Belém do São Francisco, sertão pernambucano, Marta Lima veio ao Recife ainda jovem estudar Psicologia e fez pós-graduação na Universidade Católica de Pernambuco. Funcionária pública municipal, já atuou na Secretaria de Educação, URB Recife e Dircon. “Com seu jeito simpático e típico de sertaneja, através do seu trabalho consegue unir vários departamentos da Prefeitura, mediando conflitos e articulando ações para o bem estar das pessoas. Quando resolveu deixar sua cidade e escolheu a nossa para morar, Marta Lima não imaginava que, anos depois, a capital pernambucana estaria abrindo os braços para recebê-la e dizer à Belém do São Francisco, sua terra natal, muito obrigado pelo presente”, disse Benjamim da Saúde.
Benjamim da Saúde destacou a atuação de Marta Lima na Prefeitura e frisou que estava grato pela atenção e competência da gerente. “Ela também é responsável por receber as demandas que nós, vereadores e vereadoras, enviamos em forma de requerimentos em busca de melhorias para as comunidades e que ela sempre recebe com muito carinho. Quero deixar aqui a minha gratidão em nome de todos os cidadãos que recebem todos os dias o reflexo do seu trabalho. Quero aproveitar para pedir a Deus que continue abençoando a sua vida, família e, claro, todas as suas ações que têm objetivo atender necessidades dos mais humildes. Como vereadores, só temos a agradecer pelo privilégio de ter alguém como você trabalhando para agilizar e facilitar nosso trabalho junto ao povo do Recife”.
Quebrando o protocolo, o pai de Marta Lima, José Eudes de Araújo Lima, visivelmente muito emocionado, dirigiu-se à tribuna e agradeceu a realização da reunião solene. “Não tenho palavras, estou muito feliz. Muito obrigado!”
Marta Lima contou detalhes da sua ida à capital pernambucana e das lembranças da infância. “Aos cinco anos de idade, saí da minha Belém do São Francisco, às margens do São Francisco, para o Recife, banhado pelo Capibaribe. Na minha bagagem, trouxe a simplicidade e a bravura da mulher sertaneja e, também, as memórias da criança do interior que estão presentes até hoje: feira livre aos sábados, matinês no Cine Irapuã (único da região e fundado pelo meu pai), brincadeiras na praça e os bonecos gigantes de Zé Pereira e Vitalina. E o Recife chegou em mim, com o seu dia a dia urbano, suas praias, rios, mangues, histórias e progressos. Até hoje eu era uma filha adotiva que sempre teve o sentimento de pertencer a esta cidade, que me acolher como um útero materno que o filho habita”.
A mais nova cidadã recifense fez questão de enaltecer a importância da família e dos colegas de trabalho. “Só posso expressar o quão importante é este momento para mim, reverenciando alguns de vocês que tanto me ensinam e contribuem para que eu me torne melhor. Meu pai, você me inspirou e me insira a ser uma profissional incansável, a valorizar e ser fiel à família e aos amigos. Minha mãe, com você eu aprendi s valorizar minha essência e a cultivar os mais profundos valores; meu filho, Vinícius de Moraes, você é meu viver, meu poema, minha alegria e minha força. Aos demais componentes da família, agradeço por juntos compartilharmos a difícil arte de viver, tornando tudo mais fácil. O secretário João Braga e o seu executivo, Sérgio Pinto, acredito que não só eu, mas todos que fazem a SEMOC têm orgulho de serem liderados por essa dupla imbatível de gestores experientes e de conduta ilibada”.
Marta Lima concluiu o seu discurso na tribuna ressaltando a relação com a Câmara e citou trecho da música ‘Recifense’. “Há 20 anos compartilho de uma relação próxima com a Câmara e lideranças comunitárias. Vocês dão voz a milhares de recifenses, lutam por melhorias nas suas comunidades, propões projetos de lei visando à otimização de vários segmentos e setores da nossa sociedade. Estabelecemos um vínculo de confiança e respeito que nos permite divergir em algumas situações e buscarmos uma compreensão mútua para a questão. Muito obrigada ao vereador Benjamim da Saúde e a cada vereador e vereadora do Recife. A vocês, o meu carinho e agradecimento. Saibam que sempre encontrarão em mim a disponibilidade em servir esta cidade que agora sou cidadã. Assim sendo, posso me apoderar dessa expressão poética de Nena Queiroga: “Eu adoro a minha cidade; Eu adoro a minha cidade; Tudo nela a mim pertence; Com orgulho e sinceridade; Modéstia a parte Sou recifense”.
A mesa da solenidade foi composta pelo Secretário de Mobilidade, João Braga; o Superintendente do Ministério da Fazenda, José Eudes de Araújo Lima e o Presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes.
Em 12.06.2019 às 11h58.