Medalha de Mérito para Rolnan Gueiros Rosas

Diante de um plenário repleto de pessoas de várias idades mas, predominantemente de jovens, o treinador de triathlon, Rolnan Gueiros Rosas, recebeu a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha de Mérito José Mariano. A iniciativa partiu do vereador Almir Fernando (PCdoB) que justificou conceder a honraria a um dos grandes influenciadores do esporte em Pernambuco. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (28) e foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PRTB).

O triathlon é um esporte olímpico que reúne, em uma única prova, a natação, o ciclismo e a corrida. Segundo o vereador, o homenageado se dedica à atividade há 25 anos e, ao longo da carreira, ganhou inúmeras medalhas em campeonatos regionais,  nacionais e internacionais. Atualmente, trabalha no 90° Colégio & Curso, na Associação Pernambucana Rolnan Esportes  e no Centro Preparatório de Oficiais do  Recife (CPOR). Dentre seus inúmeros trabalhos, já passou por diversos clubes brasileiros..

Almir Fernando discorreu sobre a biografia do homenageado, enaltecendo o seu projeto de inclusão social. “Podemos citar o sucesso dos núcleos Rolnan Esportes espalhados nos bairros de maior índice de criminalidade e tráfico da cidade”.  Também fez questão de destacar que o resultado destes feitos,  marca a trajetória de muitas pessoas. “Ele implementou o triathlon na vida de centenas de jovens e adolescentes, conseguindo resgatar vidas e transformar cidadãos em verdadeiros campeões do amanhã. Tendo o orgulho de por jovens e adolescentes das favelas e morros no lugar mais alto do pódio em campeonatos regionais, nacionais e internacionais”.

Ao subir à tribuna para discursar, Rolnan Gueiros Rosas disse que se sentia satisfeito e lembrou do início da sua carreira. “Comecei na natação, onde  passei  praticamente 20 anos.  Aprendi muita coisa. Em 1993 eu consegui a primeira medalha internacional como treinador. Começamos a fazer história na natação. De lá, passei para o triathlon e  migramos com quase todos os atletas que tínhamos formado. Nós fabricamos nossos campeões”. O treinador também ressaltou o que chama da sua filosofia: “antes mesmo da palavra amor, pregamos a palavra oportunidade”.

Então, ele citou diversos bairros menos favorecidos da cidade e disse que buscou, nestes locais, jovens para transformar suas vidas através do esporte. “Educação e esportes têm de caminhar juntos para livrar toda essa criançada do mal”. Em seguida, destacou nomes de atletas que se fazem sucesso no esporte. Reconheceu seus feitos. Agradeceu a todos que possibilitaram seguir a sua carreira e os seus sonhos.  Durante a solenidade foram exibidos dois vídeos que mostraram o trabalho desenvolvido por Rolnan Gueiros Rosas e fizeram o registro das suas inúmeras conquistas no triathlon e no aquathlon.

Competições e medalhas - Como competidor e treinador, Rolnan Gueiros Rosas conseguiu diversos títulos. Foi Tri-campeão pernambucano absoluto em 1993, 2005 e 2009, mais de 15 vezes Campeão Pernambucano equipe infantil e infanto-juvenil; mais de 30 vezes Campeão Pernambucano equipe juvenil, júnior e sênior. Campeão Norte/ Nordeste Mirim e Petiz em 1989 a 1994, estados do Norte e Nordeste.

Recebeu oito vezes o título de melhor índice técnico Norte/ Nordeste com a atleta Tamyres Domingos, de 2003 a 2010. Alcançou também a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Triathlon em Pequim (China), em 2011, com a triatleta Tamyres Domingos. Esta foi a primeira medalha em campeonatos mundiais da história do triathlon pernambucano.

Ele também foi Campeão Sul Americano Infantil de Aquathlon, em Vila Velha (ES) em 2010,  com os triatletas Camila Martins e David Gabriel; Campeão Pan-Americano de Aquathlon em Aracaju (SE) com os triatletas Tamyres Domingos, Marcos Brunno, Rafael Deoclécio e Ramon Costa;  Vice-campeão Mundial de Triathlon, em Chicago (EUA), em 2015,  com a triatleta Tamyres Domingos; Vice-Campeão Mundial de Triathlon Longa Distância  em Penticton (Canadá), em  2017,  com o triatleta Marcos Brunno.

Em 28.09.2018, às 17h42