Médico José Roberto de Almeida é cidadão do Recife

Um contador que virou médico, com esforço e dedicação. Foi assim a trajetória do médico gastroenterologista José Roberto de Almeida, alagoano de nascimento, mas recifense de coração. O Título de Cidadão foi concedido pela vereadora Vera Lopes (PPS), que também é medica, ontem na Câmara do Recife. Na justificativa ela disse que, José Roberto fez contabilidade para assegurar o futuro e poder estudar medicina. Ele nasceu na cidade de Capela, em Alagoas, mas cresceu em Arapiraca.

Vera Lopes ressaltou que o  médico poderia ter isso para salvador, que na época era o que havia de melhor em medicina, mas preferiu Recife. “A família o ajudou a se preparar para o vestibular e em 1970 ele passou na Universidade de Ciências Médicas. Professor em diversas universidades, integra em todas elas as comissões de trabalho que visam ao desenvolvimento do ensino médico. É chefe de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFPE e presidente da federação Brasileira de Gastroenterologia, a maior entidade de classe da América do Sul . Sempre esteve presente na vida dos estudantes e dos pacientes menos favorecidos. Na sua vida só há um verbo, evoluir”.

O médico José Roberto de Almeida frisou que seu agradecimento era eterno por este momento. Disse que ficou emocionado ao ouvir passagens de sua vida e luta para conseguir ser médico. Segundo ele, o sofrimento é compensado pelo sonho realizado. “Sou filho de um comunista e eu não via nada demais em um homem que só queria ajudar aos outros. Estudei em colégios públicos, fiz concurso para um banco e consegui chegar ao Recife. Aqui fiz medicina com a ajuda de minha família e a da minha noiva, a que sou eternamente grato”.

 

Em 14.12.2012, às 18h30.