Médicos param no Dia Mundial da Saúde

Amanhã, no Dia Mundial da Saúde, os médicos de Pernambuco farão uma paralisação de 24 horas e não irão atender os pacientes de planos de saúde. Apenas as urgências e emergências irão funcionar. A medida foi anunciada na reunião plenária desta quarta-feira, 6, pela vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica. A parlamentar disse que a categoria não tem motivos para comemorar, porque a saúde está sucateada.

“Nos postos de saúde falta medicação, os pacientes não conseguem fazer exames de média complexidade e precisam peregrinar pelas policlínicas, enfrentando de quatro a seis horas para ser atendidos, porque elas estão sobrecarregadas. Não tem médicos nem exames de urgência”. A vereadora disse que a situação das ambulâncias também é lamentável. “Fiz uma remoção há cinco dias, por exemplo, com a ambulância do Hospital Helena Moura, que não tem nem cinto de segurança. Os veículos estão sucateados e as macas soltas, arriscando a vida do médico e do paciente”.

Vera Lopes ressaltou a importância da paralisação que acontece amanhã para marcar o Dia Mundial da Saúde, onde os profissionais deixarão de atender pacientes de planos de saúde, em protesto pela tabela defasada de baixos valores pagos aos profissionais. “Querem pagar 15, 20 reais numa consulta e 100 reais numa cesariana”.

Em 06.04.11, às 16h30.