Meio ambiente é destacado pelo vereador

Destacar duas datas importantes, comemoradas neste fim de semana, que tratam da necessidade de conscientização para o cuidado com o meio ambiente, levou o vereador Eurico Freire (PV) à tribuna, na tarde desta segunda-feira, 22. No sábado foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, e no domingo, o Dia da Árvore. “Datas que devem se tornar uma preocupação constante, além do que é ensinado às crianças na escola”, lembrou o parlamentar.

le também destacou uma matéria publicada no Diário de Pernambuco, no sábado,  mostrando que 35 praias de Pernambuco estão impróprias para o banho, segundo análise da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). “O texto faz outro alerta: o nosso Rio Capibaribe, que corta 42 municípios do Estado e se encontra com o Rio Beberibe no centro da cidade, antes de desaguar no mar tem trechos considerados poluídos ou muito poluídos”.

A contaminação das águas, ressaltou o vereador,  é causada pelo sistema deficiente de saneamento, mas conta com agravantes como o lixo que é jogado nos rios. “Basta atravessarmos a Rua da Aurora  para vermos a situação degradante em que se encontra um de nossos mais importantes rios”. Segundo o parlamentar no início deste mês, a ONG Recapibaribe  retirou em apenas uma manhã, quase uma tonelada e meia de lixo do Rio Capibaribe. Ele destacou ainda o trabalho  realizado pela Prefeitura nas ações de conscientização e campanhas de educação ambiental, bem como limpeza e dragagem do Rio.

DIA DA ÁRVORE -  “Quem não lembra que quando criança teve de plantar na escola uma muda ou um simples pé de feijão em um dia 21 de setembro?”, perguntou o vereador Eurico Freire, ao se referir ao Dia da Árvore, afirmando que “precisamos fazer disso um hábito  que se estenda para toda vida”.  De acordo com ele,  estudos da ONG SOS Mata Atlântica  apontam que  as florestas atuam como reguladoras no ciclo hidrológico e influenciam diretamente nos grandes eventos climáticos.

Para o  vereador  são estas razões que levaram aos problemas recentes no sistema de abastecimento de água na cidade de São Paulo e que afetam diretamente a capital pernambucana, durante as chuvas. “O assunto deve ser uma preocupação  nossa, pois o Recife foi erguido em meio ao manguezal e à  mata atlântica que outrora foi abundante nos espaço hoje urbanos”.  O parlamentar  comentou ainda uma reunião com os moradores da Vila Maria Lúcia, no Ipsep em que foram discutidos os problemas de alagamento nas ruas e  nas casas, como conseqüência do acúmulo de lixo nas galerias e no rio.

O vereador Henrique Leite (PT) ressaltou que estas questões são antigas na comunidade. “A Vila Maria Lúcia é o braço do Rio Tejipió, mas infelizmente, muitas moradias foram construídas sobre canais e aterrando o rio. O que resultou em sua  obstrução.  Conhecemos a situação, mas é preciso um projeto maior, com recurso federal e estadual.  Acredito também que , acima de tudo,  seja necessário educar as pessoas a não invadir canais e mangues, o que acontece pela falta de habitação”.

 

Em 22.09.2014, às 17h30