Menudo alerta sobre tráfico de pessoas e violência sexual

O tráfico de seres humanos e a exploração sexual de crianças e adolescentes foram temas do discurso desta quarta-feira (24) do vereador Estefano Menudo (PHS). Ele apresentou dados que demonstram a gravidade do problema no país e no Estado. “O tráfico de pessoas movimenta por ano 32 milhões de dólares. Valores alarmantes, quando associados com outras atividades comerciais ilegais, como o tráfico de drogas e o comércio ilegal de material bélico”.

O vereador Amaro Cipriano (PDT) aparteou o colega e lembrou o caso de Delma Freire (acusada de encomendar a morte da nora, a alemã Jennifer Kloker), que levou um jovem de Jardim São Paulo para a Itália. “Ele morreu lá. Às vezes as famílias despreparadas e na ânsia de arranjar emprego, cedem os adolescentes sem de saber do perigo que enfrentam. Temos que levar isso ao conhecimento da sociedade para que esses casos não aconteçam mais. No meu bairro, um jovem foi assassinado através desse esquema de tráfico de seres humanos”.

Menudo, que também é policial, ainda alertou sobre a necessidade de denunciar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Na grande parte dos casos, o autor do crime é um pessoa próxima à vítima, o que torna ainda mais difícil perceber a violência que acontece dentro da própria casa. Esta proximidade entre vítima e agressor faz com que, muitas vezes, o crime não seja denunciado”, avaliou.

“O trabalho de conscientização e orientação familiar também deve ser intenso e merece um tratamento específico, uma vez que transforma a inibição ou o medo de se expor, pela vontade de justiça e de acabar com a impunidade. A partir dessas ações conscientizadoras, poderemos sim reduzir ainda mais os índices de tráfico de seres humanos e violência sexual contra criança e adolescentes de Pernambuco”, finalizou o parlamentar.

Em 24.03.10, às 18h15.