Menudo comemora abertura de vagas em cursos profissionalizantes

A Prefeitura do Recife anunciou a criação de 3.381 vagas para cursos básicos de formação profissional em várias áreas. As inscrições seguem até terça-feira (6), nas escolas da rede pública municipal. O assunto foi tema do pronunciamento do vereador Estefano Menudo (PHS). “A intenção é oferecer aos alunos da rede pública um ensino profissional enquanto estiverem em processo de formação intelectual”.

O parlamentar lembrou que 12 mil vagas já foram abertas em janeiro e estima-se que até o final do ano outras dez mil sejam disponibilizadas. Em 2009, foram abertas mais de 23 mil vagas em 11 áreas de formação profissional. “Os cursos profissionalizantes estão servindo para promover uma maior igualdade entre as classes sociais, fazendo com que muitos jovens tenham um futuro promissor e se tornem empreendedores. Essa é a visão dos gestores contemporâneos: oferecer condições elementares para que as pessoas se capacitem de acordo com as exigências do mercado”.

 

Jairo Britto (PHS) frisou que a educação vem sendo uma “marca forte dessa gestão”. Para ele, isso mostra que é uma administração que tem visão de futuro, pois são cursos de curta duração que podem dar oportunidades de empregos para muitos jovens.

 

Aline Mariano (PSDB) acha que a educação deve ser discutida na Casa. Ela disse que não pode concordar com tudo que foi dito, pois a educação na cidade deixa a desejar. “Falta muito para se chegar a uma educação de nível. Os professores ganham mal e reclamam das condições de trabalho. Recebo muitas queixas dos professores e acho que esse assunto deveria ser discutido com mais profundidade. A educação no Recife caminha a passos lentos”.

 

Inácio Neto (PTN), vice-líder do governo na Casa, enfatizou que essa “gestão está voltada de forma excessiva para a educação”. Ele informou que foi criado o transporte inclusivo para deficientes, o programa Aluno nos Trinques e oferecidos computadores notebooks para os professores. “É muito fácil criticar sem consistência, sem razões sólidas”.

Em 05.03.10, às 17h35.