Menudo comemora primeiro navio petroleiro do Estado

O lançamento da primeira embarcação do estaleiro pernambucano Atlântico Sul, no dia 3 de maio, levou o vereador Estefano Menudo (PHS) à tribuna da Câmara, na tarde desta segunda-feira (19). O navio João Cândido tem 275 metros e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. “Este é o primeiro navio petrolífero construído no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em mais de 13 anos, período em que a indústria naval brasileira praticamente desapareceu dos radares, após ser a segunda maior fabricante mundial nos anos 1970”.

Menudo destacou ainda o Promef, um dos projetos estruturantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a construção de 49 navios no País. Desses, 33 já foram contratados e 16 estão em fase final de contratação. “O governo federal tem se esforçado para acelerar os trabalhos de infraestrutura naval que proporcionarão certamente uma projeção ainda maior para o Brasil no comércio internacional petrolífero”.

O parlamentar também falou da importância do líder da Revolta da Chibata e filho de escravos que dá nome à embarcação. “João Cândido Felisberto liderou um motim de marinheiros negros, com dois mil revolucionários, contra os maus-tratos da Marinha e as punições severas, como as chicotadas. “Ele foi um personagem da nossa história que lutou, com sacrifício de sua própria vida, pelos direitos das minorias contras as punições impostas pelos oficiais da Marinha na época”.

Em 19.04.2010, às 18h30.