Menudo comenta riscos do Bullying

Foi sancionada no Recife a lei nº. 17.621/10, que alerta sobre os riscos do Bullying nas escolas da rede pública municipal. O novo termo, ainda sem tradução para a língua portuguesa, significa o ato de zombar das pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar. O autor do projeto é o vereador Estefano Menudo (PHS), que alertou em plenário, sobre o aumento no número de casos de Bullying registrados na Região Metropolitana. “É algo que tem trazido transtornos a crianças e adolescentes, e gerado até ocorrências em delegacias, onde há registros de agressão verbal, lesão corporal e até morte. Na semana passada, uma menina teve o rosto cortado por um grupo de colegas de sala”.

De acordo com o projeto, as escolas devem colocar placas em local visível e de acesso público com a informação “Bullying é o ato de zombar em demasia de outros, de praticar chacota com os alunos, colegas de aula e até colegas de trabalho. Muitas vítimas de Bullying desenvolvem problemas emocionais como depressão, dificuldade de aprendizagem e diminuição da auto-estima”. Ele ressaltou que a lei serve para alertar professores, pais e estudantes, mas o Legislativo também teria um papel a cumprir. “A lei procura minimizar os efeitos do Bullying nas escolas, conscientizando os alunos. Nosso trabalho é fiscalizar os estabelecimentos escolares, fundamentais na redução do número de casos desta natureza”.

O vereador quer convocar uma audiência pública para debater os riscos da prática que, além de atrapalhar o rendimento escolar, pode ser considerada um problema de saúde pública. “Às vezes um aluno exemplar, que tira boas notas, pode prejudicar seu desempenho por se sentir constrangido em sala de aula. Sem falar que estas agressões provocam traumas psicológicos nas crianças”. A audiência ainda não tem data definida.

Em 17.05.10, às 17h15.