Menudo debate sobre os investimentos das polícias civil e militar

Os reforços e investimentos destinados às polícias civil e militar de Pernambuco foram os assuntos debatidos pelo vereador Estefano Menudo (PSB), durante a Reunião de hoje (5). “O governador Eduardo Campos (PSB) esteve na solenidade de encerramento do curso de formação dos policiais civis e militares no quartel do Derby, incrementando a segurança pública do estado com mais de 1.996 policiais, sendo 1.375 militares e 616 civis, investindo mais de R$ 20 milhões no curso de formação”, disse. Menudo citou dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) com os valores investidos anualmente para a segurança em PE. “Foram dois bilhões e seiscentos milhões, sendo dois bilhões e cem milhões com pagamento de salários dos funcionários. E cem milhões com investimento em compras de equipamentos e construção”.

No aparte, o vereador Henrique Leite (PT) concordou com os avanços na parte científica e equipamentos, mas argumentou que é necessário rever o setor de pessoal. “ É preciso investir nos profissionais, fortalecendo o salário e que hoje vivem de hora extra e não podem parar para se capacitar. E isso é um impedimento para a polícia melhorar. É preciso  ter um local para que as pessoas se capacitem e um Plano de Cargos e Carreiras da Polícia Civil. Trata-se, na verdade, de fortalecer um projeto que vem dando certo”, disse Henrique Leite.

Menudo acredita que o reforço trará uma oxigenação maior para as delegacias existentes na capital, com novos agentes e escrivães, como também para as unidades da Patrulha do Bairro. “O que aumenta mais ainda a sensação de segurança para quem anda pelo Recife”. O vereador Almir Fernando (PCdoB) lembrou no Plenário que o modelo adotado se preocupa com a questão da segurança, mas pediu atenção do governador Eduardo Campos (PSB) para a questão dos plantões nas delegacias. “ O número de profissionais reduziu muito nos plantões e isso acaba prejudicando o atendimento da população”, analisou.  O socialista ainda lembrou sobre o eficácia do sistema de monitoramento da Coordenação da Polícia Científica-CIODS. “Atualmente, aqui no Recife, ao identificar uma ocorrência através do sistema do CIODS, o policiamento mais próximo não demora mais que 10 minutos para deter os envolvidos e que essa participação também poderá ser compartilhada com a Guarda Municipal, agentes da CTTU, dando uma resposta mais imediata. A observação é necessária porque, de todo o contingente existente nestas novas turmas, a maior parte trabalhará na capital, ajudando agentes municipais a transformar o Recife numa cidade mais ordeira.

Menudo finalizou o debate ressaltando o compromisso da  Comissão de Segurança  da Câmara para desenvolver projetos que beneficiem a população, já que os membros são conhecedores do assunto. “ Na condição de representante do povo do Recife, reafirmo também meu compromisso, ainda mais estando à frente da Comissão de Segurança Pública desta Casa, para que de forma responsável e comprometida, o colegiado possa desenvolver um trabalho salutar, que contribuirá com os demais organismos sociais. Enfim, contribuindo de forma sugestiva, até porque o grupo é composto por parlamentares que possuem vasta experiência em segurança”, disse.

 

Em 05.03.13 às 18h13.