Menudo defende importância de projeto

Recentemente, foi aprovado na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei 02/09, que obriga aos proprietários de espaços reservados às atividades esportivas - como academias, campos de futebol society ou quadras de esportes - manterem disponível um aparelho para aferição de pressão, o chamado esfigmomanômetro. Enquanto o documento aguarda a sanção do Poder Executivo, no plenário, o autor do projeto, vereador Estefano Menudo (PHS) defendeu a importância do aparelho para quem pratica atividade física.

“O gesto preventivo de aferir regularmente a pressão arterial deve se tornar um hábito, Sobretudo quando tratamos de pessoas que sofrem de hipertensão arterial, que são mais vulneráveis às oscilações em virtude de seu estado emocional”, declarou Menudo, que lembrou que a hipertensão arterial atinge mais de 30 % da população adulta.

O parlamentar destacou que alguns estabelecimentos já disponibilizam o aparelho para garantir a saúde de seus usuários. “Observaremos na prática o benefício que esta lei trará, tanto para os clientes desses espaços esportivos, como também para os proprietários dos estabelecimentos. A iniciativa traz a possibilidade de um diagnóstico prévio de uma possível alteração de pressão arterial, alertando quanto à necessidade ou não de se tomar uma medicação apropriada ou ir a um hospital”.


Em 30.03.10, às 17h45.