Menudo destaca importância do portal da transparência

Durante a reunião plenária desta terça-feira, 2, o vereador Estefano Menudo (PHS) elencou as vantagens e a importância do serviço prestado pelo recém-criado portal da transparência da Prefeitura do Recife. O portal que está inserido no próprio site da Prefeitura pode ser acessado por servidores, gestores e toda a população, que terá como obter informações da programação financeira e orçamentária do município.

Ele destacou que a transparênciapública aproxima o cidadão dos agentes políticos, por isso é importante estimular o uso do portal. “Quando bem usado, o portal serve como instrumento de participação nas ações governamentais, sobretudo, oferece conhecimento sobre a receita e a despesa realizada pela Prefeitura. Devemos estimular a população a fazer uso deste espaço, colaborando no aperfeiçoamento da cidadania”.
O espaço também permite o acompanhamento dos demonstrativos referentes à Lei de Responsabilidade Fiscal e da execução orçamentária e financeira da Prefeitura, além dos relatórios de gestão fiscal, apresentados três vezes ao ano. “Ao estabelecer por lei esta política administrativas, chefes dos poderes Executivo e Legislativo sinalizam que têm compromissos claros com a transparência. Iniciativas como esta incentivam os entes envolvidos no processo de fortalecimento democrático e garantem o entrosamento entre a democracia participativa e a representativa, além de ser um processo modernos de comunicação com os cidadãos”.

Em 02.08.11, às 17h30.