Menudo exalta Semana da Consciência Negra
“O exemplo de bravura de Zumbi e a realidade da utopia quilombola se espalhariam pelas senzalas e casas grandes por todo o Brasil. Herdamos os propósitos de legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas e a se conformarem com a prisão física e de pensamento, foram contra as tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil”.
O parlamentar lembrou que um dos avanços nacionais é a redução do trabalho escravo. “Segundo informações no quadro das operações de fiscalização para erradicação do trabalho escravo de 2010, do Ministério do Trabalho e Emprego, foram inspecionados 168 estabelecimentos e resgatadas 1.479 pessoas que exerciam atividades análogas a de escravo em todo o Brasil”.
Menudo também ressaltou a necessidade de cautela na implementação de políticas públicas favoráveis aos afro-descendentes. “Não poderemos vitimizar e pensar que o negro é menos capaz. Devemos oferecer as mesmas condições, como preceitua o princípio da isonomia, porém com um maior poder de fiscalização aos casos de racismo e banimento em virtude de preconceito de cor”.
O vereador Vicente André Gomes (PC do B), autor de projeto que institui o Dia Municipal da Consciência Negra, também repercutiu o tema. “Quero lembrar que o Governo Federal deu um cunho todo especial à data trazendo uma referência histórica do negro. A princesa Isabel nada representou para o desenvolvimento do povo negro. Zumbi sim é a grande referencia da luta e da organização desse povo, por isso me congratulo com todos os líderes negros desse País”.
Ao final, Menudo fez questão de citar a importância, em sua vida, de seu Zé Preto, morador já falecido, que morava na mesma comunidade do parlamentar. “Ele foi um homem simples que, quando eu tive um momento de muita dificuldade, me ajudou muito. Não poderia deixar de reconhecer e homenagear esse camarada irmão que vai está sempre dentro do meu coração”.
Em 22.11.2010, às 17h58.